XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia

Blandina Felipe Viana

A bióloga Blande Viana, da Universidade Federal da Bahia e do comitê científico da A.B.E.L.H.A., comenta a perda de boa parte do acervo do Museu Nacional após o incêndio que destruiu a sede da instituição.

Leia mais

Eliana Fontes

Eliana Fontes, pesquisadora da Embrapa e editora-chefe da revista Neotropical Entomology, comenta o enorme prejuízo cultural que representa a perda de parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Leia mais

Favízia Freitas de Oliveira

A taxonomista de insetos Favízia Freitas de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, fala sobre a importância de um simpósio inteiro sobre polinização.

Leia mais

Betina Blochtein

A bióloga Betina Blochtein, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., fala das duas moderações que conduziu no Simpósio dos Polinizadores do 27º Congresso Brasileiro de Entomologia.

Leia mais

Blandina Felipe Viana

As pesquisas de Blande Viana, da Universidade Federal da Bahia e do comitê científico da A.B.E.L.H.A., mostram que as abelhas podem ajudar a cultura do café não apenas com a polinização, mas também com o controle biológico, pois elas fazem a dispersão de um fungo que controla a broca que ataca o fruto do cafeeiro.

Leia mais

Carmen Pires

Carmen Pires, da Embrapa Recursos Energéticos e Biotecnologia, foi uma das organizadoras do Simpósio de Polinizadores do 27º Congresso Brasileiro de Entomologia.

Leia mais

Lucas Garibaldi

Lucas Garibaldi, da Universidade Nacional de Rio Negro (UNRN), da Argentina, explica que o estudo de novas tecnologias ecológicas para a agropecuária pode gerar lavouras de alto rendimento e amigáveis aos polinizadores.

Leia mais

Cristiano Menezes

Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente e consultor científico da A.B.E.L.H.A., falou dos ganhos que a polinização assistida pode gerar para a agricultura brasileira, em especial com o uso das abelhas sem ferrão.

Leia mais

Roberta Nocelli

A bióloga Roberta Nocelli, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), falou sobre o impacto dos defensivos agrícolas para as abelhas e como o trabalho conjunto da academia, agricultores e governo pode gerar soluções mais amigáveis aos polinizadores.

Leia mais

Breno Freitas

Em sua palestra, o engenheiro agrônomo Breno Freitas, da Universidade Federal do Ceará e consultor científico da A.B.E.L.H.A, apresentou casos de sucessos do uso de abelhas na polinização agrícola no Brasil e no mundo.

Leia mais