Zangão

O zangão é a abelha do sexo masculino. Eles não têm ferrão ou outro tipo de ferramenta de defesa. Não coletam alimentos ou defendem o ninho, portanto sua única função é fecundar a rainha. A regra é que todos os zangões nascem de ovos não fertilizados, ou seja, não têm pai. O fenômeno onde um óvulo se desenvolve sem a necessidade de material genético do macho se chama partenogênese e também ocorre com vespas, formigas, pulgões e outras espécies.

No caso das abelhas sem ferrão, os machos são expulsos da colônia ao se tornarem maduros. Passam toda a vida procurando uma rainha virgem e dormem fora do ninho. Já nas abelhas africanizadas, os machos se agrupam durante o dia à espera de uma rainha virgem passar voando. À noite, retornam para a colônia mais próxima para dormir e se alimentar. No dia seguinte, voltam a esperar. A imensa maioria vai morrer virgem. Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea.

É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias. Contudo, seu corpo é mais largo, o abdome mais achatado e seus olhos compostos são maiores, tomando quase toda a área da cabeça.