IPBES

A Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês) é um painel independente aberto a todos os países-membros das Nações Unidas. Criado em abril de 2012, é o principal órgão para avaliar o estado da biodiversidade do planeta, seus ecossistemas e os serviços essenciais que prestam à sociedade.

Em 2016, a IPBES divulgou o estudo “A Avaliação Temática de Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos”, que aponta uma série de fatores que estão colocando em risco diversas espécies de polinizadores, muitos deles causados pelo homem, e que ameaçam não apenas a agricultura e o abastecimento de diversas populações como também bilhões de dólares em produção agrícola.

O estudo avaliou criticamente um vasto conhecimento (cerca de 3.000 artigos científicos) sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos para garantir que tomadores de decisão tenham acesso a informações da mais alta qualidade. A avaliação foi compilada por uma equipe de 77 especialistas de todo o mundo, tendo passado por duas rodadas de revisão por pares que envolveram especialistas e governos.

Além de apontar os principais riscos aos polinizadores, o documento ressalta uma série de caminhos para conservá-los de maneira eficiente. As salvaguardas incluem:

  • Promoção de uma agricultura sustentável, que ajuda a diversificar a paisagem agrícola e faz uso de processos ecológicos como parte da produção de alimentos;
  • Manutenção ou criação de maior diversidade de habitat para os polinizadores em paisagens agrícolas e urbanas;
  • Apoio a práticas tradicionais que gerem rotação de culturas e coprodução entre a ciência e o conhecimento local indígena;
  • Promoção da educação e troca de conhecimentos entre agricultores, cientistas, indústria, comunidades e público em geral;
  • Diminuição da exposição de polinizadores a pesticidas, reduzindo seu uso, buscando formas alternativas de controle de pragas, e adoção de uma série de práticas específicas da aplicação, incluindo as tecnologias de redução de deriva;
  • Aprimoramento da criação de abelhas para controle de patógenos, assim como de melhor regulamentação do comércio e uso de polinizadores comerciais.

O documento foi referendado pela Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que encoraja os países a usar o relatório para orientar seus esforços e desenvolver planos de ação que visem a melhoria da gestão de polinizadores, atacar os fatores de declínio dos polinizadores e trabalhar por sistemas de produção agrícola sustentáveis, entre outros aspectos.

IPBES – Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

BPBES – Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos