De olho no futuro

As abelhas têm importância fundamental para o meio ambiente e para a produção agrícola. Elas são as maiores responsáveis pela polinização, um serviço ecossistêmico essencial para a reprodução e a manutenção da diversidade de espécies de plantas, além da produção de alimentos para humanos e outros animais.

Desta forma, conservar os polinizadores, sobretudo as abelhas, é urgente e necessário para ampliar e melhorar a qualidade da produção agrícola e promover a manutenção da biodiversidade do planeta.

Certamente você já ouviu ou leu por aí que as abelhas estão ameaçadas. Será? Quais os riscos que elas sofrem e o que pode ser feito para evitar que suas populações sejam impactadas?

Há uma preocupação mundial em torno da conservação das abelhas. O consenso até o momento é que há diversos fatores que colocam a vida delas em risco, como a redução dos habitat naturais, as doenças, as espécies invasoras, o uso indiscriminado de agrotóxicos, as mudanças climáticas. São os mesmos fatores que estão colocando toda a biodiversidade do planeta em risco.

ODS | Agenda 2030

A A.B.E.L.H.A. atua de forma a contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).


Adotada oficialmente em 2015 por 193 países-membros das Nações Unidas, a Agenda 2030 contém 17 Objetivos apoiados em três pilares centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Seja em ações de fomento à pesquisa científica brasileira sobre abelhas e polinizadores, de suporte à educação e à conservação ambiental na cidade ou no campo, seja por meio de atividades de comunicação sobre serviços de polinização e sua relação com a agricultura e a biodiversidade, a A.B.E.L.H.A. realiza sua missão com a premissa de que cada um deve fazer a sua parte para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade para futuras gerações.

Somente com esforço conjunto, por meio de parcerias e cooperação entre pessoas e instituições públicas e privadas, será possível nos conduzir a um planeta mais resiliente e inclusivo.

Saiba mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

17ODS