CCD

O fenômeno Síndrome do Colapso das Colônias ou CCD, na sigla em inglês (Colony Collapse Desorder), se caracteriza pelo desaparecimento repentino de operárias em colônias manejadas da espécie de abelha Apis mellifera. Esse fenômeno foi documentado nos EUA e em países da Europa e, desde os primeiros registros no continente norte americano em 2006, verificou-se que colônias que entravam em colapso apresentavam características bem definidas, razão pelo qual o fenômeno passou a ser tratado como uma síndrome. 

Frequentemente, o declínio das populações de abelhas é confundido com a CCD, que vem intrigando a comunidade científica. As prováveis causas da CCD são uma combinação de fatores, que podem incluir estresse provocado pelo transporte, manejo inadequado das colônias, uso incorreto de defensivos químicos, má nutrição e doenças, entre outros.

A colmeia é deixada para trás pelas operárias e pela rainha, mesmo com crias e alimento suficiente para seus moradores. Em certas situações, foram encontradas apenas a rainha e algumas abelhas que tinham acabado de nascer. Não se encontram na colmeia, ou nas proximidades, abelhas mortas, nem indícios de doenças ou vestígios da ação de predadores. E a colmeia vazia não é saqueada posteriormente por insetos parasitas, como normalmente acontece em casos de abandono de colmeias.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), não há nenhuma evidência científica de que o fenômeno aconteça no Brasil.