Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

A abelha africanizada é agressiva?

Sim, mas em intensidade variada. Há colônias com operárias mais defensivas e outras com operárias menos defensivas.

A apicultura é uma atividade perigosa?

A apicultura praticada com os critérios de segurança conhecidos oferece menos perigos que muitas outras profissões. O problema é quando uma pessoa resolve manejar as abelhas sem conhecer a atividade. Em razão dos riscos, todo candidato a apicultor deve buscar um bom curso teórico-prático.

As abelhas estão desaparecendo do planeta? Correm risco de extinção?

O desaparecimento das abelhas diz respeito ao fenômeno chamado de Colony Collapse Disorder (CCD). Desde os primeiros registros no continente norte americano em 2006, verificou-se que colmeias manejadas da espécie de abelha Apis mellifera que entravam em colapso apresentavam características bem definidas, entre elas o desaparecimento repentino de operárias.

A síndrome causou drásticas diminuições no número de colmeias, principalmente nos EUA e países da Europa, mas a abelha Apis mellifera não está em extinção. Dados da literatura científica mostraram que desde 1950 o número de colônias de abelhas melíferas manejadas pelo homem cresceu 45% no mundo. Isso ocorre devido às práticas de manejo utilizadas, como a divisão das colônias.

No entanto, há muitas evidências de que espécies de abelhas silvestres estão em declínio, o que significa que algumas espécies não são mais encontradas em determinados locais e outras estão menos abundantes na natureza, comparado com estudos de levantamento no passado.

Atualmente, muitos cientistas concordam que o planeta está passando pela sexta extinção em massa, causada principalmente pelas atividades humanas. Isso significa que não é só o grupo das abelhas que possuem espécies ameaçadas de extinção, mas também vertebrados (mamíferos, aves, anfíbios, répteis), outros insetos, como borboletas, besouros e plantas.

Evidências disponíveis na literatura científica estimam que 10% das espécies de insetos estejam ameaçadas de extinção. Para as populações de abelhas existem estudos locais, com destaque para a Europa, onde 9% das espécies de abelhas, assim como 9% das espécies de borboletas, estão em risco de extinção segundo a Lista Vermelha da IUCN.

A IUCN constitui um dos inventários mais detalhados do mundo sobre o estado de conservação da biodiversidade mundial. No início de 2020, um estudo com espécies de mamangavas-de-chão (gênero Bombus) presentes na Europa e América do Norte concluiu que em regiões que ficaram mais quentes ou sofreram mudanças extremas de temperatura com o passar dos anos, as abelhas estavam em menor número.

No Brasil, segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do ICMBIO publicado em 2018, de um universo de 209 espécies de abelhas analisadas, cinco são consideradas ameaçadas de extinção, sendo quatro espécies de abelhas sem ferrão (Melipona capixaba, Melipona rufiventris, Melipona scutellaris e Partamona littoralis) e uma espécie de abelha solitária (Arhysosage cactorum). Porém, essa lista pode estar subestimada uma vez que já são conhecidas aproximadamente 1700 espécies e os cientistas estimam que existam mais espécies a serem descritas.

Às vezes as operárias matam a sua rainha. Por que isso acontece?

Diversos fatores podem provocar a substituição da rainha, porém o propósito parece ser sempre obter uma rainha melhor que a atual. Um deles é devido à diminuição do potencial reprodutivo da rainha pela idade avançada ou doenças. Quando a rainha já não produz feromônios em quantidade suficiente, as operárias podem decidir trocá-la. Em alguns casos, as abelhas parecem culpar a rainha por algum distúrbio maior na colônia, e liquidam-na por embalamento: se aglomeram ao seu redor até sufocá-la.

Como a abelha africanizada se desenvolveu?

A abelha melífera (Apis mellifera) começou a ser explorada no Brasil a partir de 1839, por iniciativa do Padre Antônio Carneiro, que introduziu raças europeias no país com o intuito de garantir a produção de velas para fins religiosos. Em 1956, a abelha africana Apis mellifera scutellata foi introduzida no Brasil para uma experiência de melhoramento genético e, por falhas de manejo, os enxames abandonaram as colmeias e passaram a viver livres na natureza.

O resultado disso foram cruzamentos de rainhas africanas com machos das raças europeias que já estavam no ambiente, resultando na abelha africanizada. A partir disso, iniciou-se uma longa e impressionante ocupação do continente americano. Em 1990, as abelhas africanizadas chegaram à fronteira sul dos EUA, tendo percorrido cerca de 8.000 km em 34 anos.

Como agir em caso de ataque coletivo de abelhas africanizadas?

Procure entrar na água ou correr em zigue-zague pela vegetação para tentar despistá-las ou fazê-las desistir. Mantenha distância sempre que avistar um enxame e procure não fazer barulhos. Caso exista uma colônia perto de local habitado, procure ajuda na Secretaria de Meio Ambiente de seu município ou com algum apicultor experiente para a retirada.

Como as abelhas ajudam na polinização?

Quando a abelha pousa numa flor para coletar néctar ou pólen, grãos de pólen ficam presos nos seus pelos. Em razão do movimento da abelha entre flores de plantas da mesma espécie, os grãos podem ser levados ao estigma. Essa ação da abelha é involuntária e, a polinização, um resultado acidental.

Como as abelhas se comunicam?

As abelhas são dotadas de um sistema de comunicação dos mais complexos e precisos entre os animais, sendo utilizados sinais mecânicos (danças), sonoros e químicos. As interações químicas se processam pela produção de feromônios, substâncias secretadas por diversas glândulas que são percebidas pelos receptores olfativos presentes nas antenas.

Os feromônios são o principal meio de estimulação e coordenação de quase todas as atividades das abelhas. Os feromônios produzidos pela rainha, por exemplo, inibem a construção de realeiras (células especiais para o desenvolvimento das rainhas) pelas operárias, inibem o crescimento dos ovários das operárias, atraem as operárias, particularmente as nutrizes, que alimentam a rainha com geleia real. Os feromônios produzidos pelas rainhas virgens atraem os machos nos voos nupciais.

Como descristalizar o mel? Esse processo afeta sua qualidade?

O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso se decida por descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura controlada de 45ºC. É preciso ter cuidado para não deixar a água ferver. Também não é aconselhável o uso do forno microondas, pois temperaturas elevadas prejudicam as propriedades nutritivas do mel.

Como é a fecundação da rainha?

Poucos dias depois de nascer, a princesa da abelha melífera realiza o voo nupcial, no qual acasala, em média, com 15 machos. Depois disso, volta para a colônia e inicia a postura de ovos. Já as princesas das abelhas sem ferrão acasalam com apenas um macho durante o voo nupcial.

O sêmen introduzido na rainha fica armazenado pelo resto de sua vida reprodutiva num órgão chamado espermateca. No momento da postura, o óvulo que desce pelo oviduto poderá ou não ser fertilizado por um espermatozoide da espermateca. Óvulos fertilizados por um espermatozoide darão origem à uma fêmea (operária ou rainha) e àqueles não fertilizados darão origem aos machos.

Como identificar um macho?

O macho não possui corbícula, estrutura presente no terceiro par de pernas onde são carregados os grãos de pólen e as resinas. Também possuem olhos compostos maiores, concentrados no topo da cabeça.

No caso das abelhas melíferas, o macho é maior que as operárias, seu corpo é mais largo e o abdômen, mais achatado.

Nas abelhas sem ferrão, os machos possuem o porte do corpo muito parecido com o das operárias. A forma mais fácil de visualizar um macho nas abelhas sem ferrão é nos aglomerados que formam na parte exterior da colônia, quando aguardam as princesas para acasalar. Estes aglomerados podem chegar a centenas de machos.

Como o mel deve ser conservado em casa?

O ideal é armazená-lo em frasco bem fechado e guardado em local escuro, seco e fresco.

Como o pólen é armazenado pelas abelhas?

Nas colônias das abelhas melíferas, as bolotas de pólen são armazenadas nos favos, em alvéolos logo acima da área de cria. Ao pólen, são adicionadas algumas secreções glandulares e uma fina cobertura de mel. Nas colônias de abelhas sem ferrão, as bolotas de pólen são armazenadas em potes especiais, construídos com cerume, onde sofrerá um processo de fermentação.

Como o veneno atua?

Ele é injetado pelas abelhas operárias, com o auxílio do ferrão, nos seus inimigos. Algumas de suas substâncias causam dor, enquanto outras provocam uma reação alérgica de intensidade variável, que depende do porte e da sensibilidade da vítima. Junto com a injeção do veneno, há a liberação do feromônio de alarme, que avisa as outras operárias sobre a presença de inimigos.

Como posso ajudar a conservar as abelhas?

Você pode cultivar plantas com flores em vasos, canteiros ou jardins. Priorize as espécies de plantas locais que já estão adaptadas e dão menos trabalho para sua manutenção. Como as abelhas nativas possuem muitas diferenças morfológicas, procure cultivar plantas com diversos formatos e cores de flores para poder atrair a maior diversidade de abelhas.

Evite usar defensivos agrícolas em seu jardim, pois a maioria dos produtos não é seletiva e pode matar insetos ou outros animais benéficos para o jardim. Caso seja necessário, priorize sprays à base de água, verificando a toxicidade para abelhas, além de seguir corretamente as instruções de uso.

Defensivos agrícolas matam abelhas?

Os defensivos agrícolas estão entre os fatores atribuídos à mortalidade e ao declínio das populações de abelhas. Sob condições experimentais controladas, estudos mostraram que o contato com defensivos pode afetar as abelhas de duas maneiras: letalmente, causando a morte dos indivíduos, ou de forma subletal, que é quando não ocorre a mortalidade dos indivíduos, mas estes têm alterações comportamentais ou fisiológicas, como redução no tempo de vida e capacidade de forrageamento. Os defensivos também podem interagir com diferentes patógenos, aumentando a suscetibilidade das abelhas a estes e potencializando seus efeitos.

Atualmente, os resultados obtidos são fruto de ensaios em laboratório, que representam avanços no conhecimento e, sem dúvida, já podem balizar decisões governamentais, mas, por serem conduzidos em condições artificiais, devem ser levados a situações mais próximas das que ocorrem em campo.

Verifica-se que muitos estudos ainda são necessários, principalmente em relação às diferenças entre as diversas culturas sobre as quais os produtos são aplicados, às formas de aplicação, às rotas de exposição e à biologia das abelhas existentes nos agroecossistemas onde esses produtos são usados. 

Quando da aplicação de defensivos em campo, existem normas e protocolos de aplicação que reduzem significativamente os riscos para as abelhas. É essencial seguir todas as recomendações presentes nos rótulos e bulas dos defensivos agrícolas.

Vale destacar também a necessidade de comunicação entre agricultores e apicultores para uma convivência harmônica, assim ambos podem explorar sua atividade econômica na mesma área sem interferência negativa.

 

É muito complicado manter uma colônia de abelhas sem ferrão em casa?

Não, mas é necessário conhecer o mínimo sobre a biologia e comportamento dessas abelhas, além dos cuidados básicos de manejo. Também é importante estar atento se o seu Estado possui regulamentação da atividade de criação de abelhas sem ferrão e/ou normas para fins de defesa sanitária animal. Por exemplo, os Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul possuem regulamentação própria da meliponicultura, cada uma com suas peculiaridades para a obtenção de autorização de uso e manejo.

Consulte os documentos em Saiba mais – Legislação.

Os Estados que ainda não possuem regulamentação própria estão subordinados às regras da Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020. É importante destacar que todos os criadores que possuem mais de 49 colônias precisam realizar o Cadastro Técnico Federal (CTF) no site do IBAMA, na categoria 20-81, após a obtenção de autorização de uso e manejo do órgão ambiental competente, segundo a Resolução CONAMA.

Ao realizar a compra de uma colônia, é importante guardar a documentação sobre a maneira que você obteve a colônia, como a nota fiscal de compra ou termo de doação.

Dois livros essenciais para quem quer ter uma colônia em casa ou iniciar na meliponicultura são Vida e Criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão, de Paulo Nogueira-Neto, e Manual de Aproveitamento Integral dos Produtos das Abelhas sem Ferrão – 2ª Edição de Jerônimo Villas-Bôas, ambos disponíveis gratuitamente em Saiba mais – Biblioteca.

É possível identificar se o mel é puro?

Sim, mas apenas testes físico-químicos podem atestar a pureza do mel. Nenhum teste popular pode garantir a pureza do produto. O regulamento técnico que estabelece a identidade e os requisitos mínimos de qualidade do mel destinado ao consumo humano direto é a Instrução Normativa nº 11 de 20 de outubro de 2000. No total são usadas nove tipos de análises físico-químicas para garantir a qualidade do mel.

É aconselhável comprar o produto de fornecedores confiáveis, que comercializam o mel com os selos de inspeção. Méis com abelhas no seu conteúdo, ou que ficam ao sol em exposição nas estradas ou ainda em potes ou vidros reutilizados não são confiáveis quanto à qualidade.

E se não houver uma larva jovem?

Se não houver uma larva disponível, ou se as rainhas produzidas não sobreviverem por qualquer motivo, a colônia não será mais capaz de produzir uma nova rainha. Neste caso, as operárias começam a colocar ovos e, como estes não são fecundados, geram apenas machos, o que acarretará na morte da colônia.

É verdade que a operária de abelha africanizada morre depois de ferroar uma vítima?

Sim, pois as operárias possuem um ferrão em forma de serrote, que, após penetrar uma superfície como a pele, fica preso. Ao voar, a operária tem seus órgãos abdominais danificados, pois parte do aparelho digestivo fica junto ao ferrão e ao saco de veneno, causando a sua morte na sequência.

Existe algum selo de certificação do governo?

O selo de inspeção federal, estadual ou municipal indica que a empresa produtora está devidamente registrada e é fiscalizada, podendo ser contatada em caso de dúvidas, informações e reclamações.

Há CCD no Brasil?

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), não há nenhuma evidência científica de que o fenômeno aconteça no País.

No Brasil também não existe uma prática tão desenvolvida de abelhas criadas prioritariamente para a polinização, o que resulta em constantes e longos deslocamentos, que são citados como um dos possíveis fatores de estresse que podem contribuir para a ocorrência de CCD.

O mel apresenta contraindicações para consumo?

Sim. Pessoas diabéticas com altas taxas de açúcar não são aconselhadas a consumir mel sem rigoroso controle médico. Em razão de estudos realizados nos Estados Unidos, não se recomenda mel para crianças menores de um ano, pois existe a probabilidade de transmissão do botulismo infantil.

O mel de abelhas sem ferrão é um produto reconhecido pelo Ministério da Agricultura?

Sim, mas falta normatização. O Ministério reconhece a classificação “mel de abelha nativa” na nova versão do Riispoa (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), publicada por meio do Decreto n° 9.013 de 29 de março de 2017, mas ainda não estabeleceu padrões de identidade que reconheçam os tipos de abelhas e as características de cada mel. Estes são necessários, pois há muitas diferenças entre os tipos de méis produzidos pelas diferentes espécies de abelhas sem ferrão.

No entanto, existem avanços importantes em nível estadual: Bahia, Amazonas, Paraná e São Paulo publicaram regulamentos técnicos de identidade e qualidade específicos para o mel de abelhas sem ferrão.

O mel possui propriedades cosméticas?

Desde o Egito antigo o mel é utilizado para fins cosméticos. O mel tem um efeito imediato de hidratação, tonificação e amaciamento da pele. O mel produz efeitos benéficos para o cabelo e couro cabeludo. Outros produtos apícolas, como o própolis, a apitoxina e a geleia real também apresentam aplicações cosméticas.

O que acontece quando a rainha morre?

A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la. Em ambas as situações no caso das abelhas africanizadas, uma rainha nova é produzida pelas operárias a partir de uma larva fêmea de até três dias de vida.

O que as abelhas comem?

Basicamente, néctar e mel, como fonte de carboidratos, e pólen, como fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além de beberem água. Nas abelhas melíferas, a rainha é alimentada com geleia real.

O que diferencia a rainha das operárias?

Rainhas e operárias possuem diferenças morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Uma das características usadas para diferenciá-las é o tamanho corporal, principalmente do abdômen: a rainha possui um abdômen bem maior que o das operárias.

Nas abelhas melíferas, uma rainha é produzida a partir de uma larva jovem de até 3 dias de vida em uma célula de cria chamada realeira. A larva se transformará numa rainha devido a uma alimentação diferenciada em termos de quantidade e qualidade.

No caso da grande maioria das espécies de abelhas sem ferrão, as células de cria onde as rainhas são criadas são maiores e recebem mais alimento do que as células das operárias. Essas células maiores são conhecidas como células reais.

O que é a apitoxina?

A apitoxina é o veneno produzido pela espécie de abelha Apis mellifera, injetado pelas operárias nos inimigos, que vão desde outros artrópodes a vertebrados, com o objetivo de defesa. É basicamente composta por enzimas, proteínas, além de pequenas quantidades de carboidratos e lipídeos. Dentre os componentes da apitoxina destaca-se a melitina, uma proteína de elevada ação anti-inflamatória e principal substância do veneno usada em cosméticos como cremes faciais.

O que é a Associação A.B.E.L.H.A.?

Criada em abril de 2014, a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) é uma associação civil, sem fins lucrativos e sem nenhuma conotação político-partidária ou ideológica.

O que é a cera?

Cera é uma substância produzida pelas glândulas cerígenas das operárias. Para produzi-la, as operárias das abelhas melíferas convertem o açúcar consumido sob forma de mel, num processo de baixa eficiência – cerca de 8 kg de mel precisam ser consumidos para a produção de 1 kg de cera. Ela serve para construir os favos e, quando misturada à própolis, se torna uma substância ideal para vedar algumas partes da colônia.

O que é a dança das abelhas?

A dança é um importante meio de comunicação nas abelhas Apis mellifera. Por meio dela as operárias podem informar a distância e a localização exata de uma fonte de alimento e um novo local para a instalação do enxame.

Na dança do requebrado ou em oito, a abelha percorre um trecho reto do favo “requebrando-se” e depois volta ao início desse trecho num trajeto de semicírculo. Em seguida, percorre de novo o mesmo trecho reto e volta em outro semicírculo, mas desta vez pelo lado oposto.

Ao analisar a disposição da dançarina, o tempo gasto na dança, a trajetória e o número de execuções, as abelhas saberão a qualidade, a distância e a direção de onde a fonte de alimento se encontra.

O que é a geleia real?

A geleia real é uma substância cremosa, sintetizada e secretada pelas glândulas mandibulares e hipofaringeanas das operárias jovens da espécie de abelha Apis mellifera. É usada para a alimentação das larvas de operárias e machos até o terceiro dia de vida e alimentação da rainha durante toda sua fase larval e adulta.

A geleia real é secretada pelas abelhas nutrizes entre o quinto e o 15o dia de vida. É um alimento complexo composto por carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas como as do complexo B, ácido fólico, entre outras.

As abelhas sem ferrão não produzem geleia real.

O que é a própolis?

É um material de consistência viscosa produzido pelas abelhas a partir da coleta de resinas em uma grande variedade de plantas, especialmente em brotos, caules e exsudados de árvores. Dentro da colônia, a resina é misturada com secreções salivares e um pouco de cera a fim de adquirir a consistência ideal para vedar frestas e impedir a entrada de frio e de inimigos naturais, que podem ser outros insetos e microrganismos como bactérias, fungos e vírus.

O que é apicultura?

É a atividade de criação de espécies de abelhas do gênero Apis para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real e apitoxina ou para serviços de polinização.

O que é CCD?

CCD é uma sigla em inglês que significa Colony Collapse Disorder; em português, Distúrbio do Colapso das Colônias. A CCD é um fenômeno associado ao desaparecimento repentino de operárias em colônias manejadas da espécie de abelha Apis mellifera.

Esse fenômeno foi documentado nos EUA e em países da Europa e, desde os primeiros registros no continente norte americano em 2006, verificou-se que colônias que entravam em colapso apresentavam características bem definidas, razão pelo qual o fenômeno passou a ser tratado como uma síndrome.

Os sintomas da CCD que permitem identificá-la são: (1) a rápida perda de abelhas operárias, evidenciada pelo enfraquecimento ou morte da colônia com excesso de crias, em comparação ao número de abelhas adultas, (2) ausência de crias e abelhas adultas mortas dentro ou fora da colmeia e (3) ausência de invasão imediata da colmeia por pragas como, por exemplo, traças, ácaros, besouros.

O que é flora apícola?

É o conjunto de plantas interessantes para as abelhas para a coleta de recursos. Normalmente, essas plantas são classificadas como nectaríferas e poliníferas, mas as boas produtoras de resina também são incluídas.

Outras plantas que compõem a flora apícola são aquelas que não se enquadram propriamente em nenhum dos tipos acima, mas são hospedeiras habituais de insetos que produzem um líquido que é coletado pelas operárias para a produção do melato.

A flora apícola varia entre as regiões e naturalmente pode sofrer mudanças ao longo do ano. Também é conhecida como pasto apícola.

O que é mel orgânico?

É um mel produzido segundo normas específicas que o qualificam como um produto isento de contaminações químicas e biológicas indesejáveis.

Para produzir um mel que possa receber o título de orgânico, o apicultor deve passar por um processo de certificação. Isso é feito por algumas empresas que enviam inspetores que analisam tecnicamente as condições do apiário e sugerem adequações para a conversão do apiário convencional em orgânico. Atendidas as exigências e depois de um período de carência, a empresa certifica o apiário.

Essa certificação dá ao apicultor o direito de usar um selo especial no seu produto, identificando-o como orgânico perante os consumidores. Entre os critérios exigidos, está a proibição de lavouras de manejo convencional num raio mínimo de 3 km do apiário. Para a manutenção do certificado, as inspeções são repetidas frequentemente.

O que é meliponicultura?

É a atividade de criação de espécies de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, abelhas nativas ou meliponíneos.

O que é o calendário apícola?

O calendário apícola é uma planilha construída para determinar os meses de floração das espécies de plantas de uma região. Em geral, muitas plantas florescem ao mesmo tempo, criando períodos de fartura de alimento que podem resultar em colheita para o apicultor. Esses períodos são chamados de safras. Em contrapartida, os períodos em que a quantidade de alimento disponível para as abelhas diminui são chamados de entressafras.

O que é o mel?

Segundo Instrução Normativa nº 11 de 20 de outubro de 2000, entende-se por mel o produto alimentício produzido pelas abelhas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colmeia.

O que é o néctar?

Néctar é uma solução de açúcares, principalmente sacarose, glicose e frutose, em água em proporção que varia de 3 a 87%. Ele contém ainda diversas outras substâncias complexas, que determinam o seu aroma, sabor e características nutritivas.

O que é o pólen?

É o elemento da planta que contém o gameta masculino das plantas com flores. Os grãos de pólen são produzidos nas anteras e, ao alcançarem os óvulos de uma flor da mesma espécie, ocorrerá a fecundação e a formação de frutos e sementes. O processo de transferência do grão de pólen da estrutura masculina para a estrutura feminina da flor é chamado de polinização e ocorre, na maioria das vezes, com a ajuda de agentes externos, como o vento, a água e animais que se alimentam do pólen ou do néctar, como as abelhas.

O que é uma princesa?

É uma rainha virgem, que ainda não foi fecundada pelo macho (conhecido também como zangão na abelha melífera).

O que fazer quando levar uma ferroada?

Se possível, tente arrancar o ferrão, pois normalmente ele é deixado junto com o saco de veneno e sua retirada impedirá que mais veneno seja injetado. Também é recomendável limpar o local para retirar os feromônios de alarme depositados que podem atrair mais operárias e provocar novas ferroadas. De qualquer forma, procurar ajuda médica é sempre recomendável.

O que pode provocar as abelhas?

Vibrações de motores, odores fortes, movimentos bruscos e cores escuras podem perturbar as abelhas. A incidência direta do dióxido de carbono por humanos também pode ser um fator. Sempre que possível, evite soprar diretamente sobre as abelhas.

O que são as castas de abelhas?

Casta consiste na diferenciação morfológica, fisiológica e comportamental entre as fêmeas que compõem uma colônia nas espécies de abelhas sociais. Assim, temos duas castas: as rainhas, responsáveis pela postura de ovos, e as operárias, que exercem diversas tarefas para o crescimento e a manutenção da colônia, como a construção de células de cria, alimentação das larvas, coleta de alimento e defesa da colônia.

O veneno possui propriedades terapêuticas?

Existem pesquisas e terapias alternativas que utilizam a apitoxina no tratamento de alguns tipos de artrite, reumatismos e na dessensibilização de pacientes alérgicos a picadas de abelhas.

Onde posso comprar mel de abelhas sem ferrão?

Hoje em dia é possível encontrar mel de abelhas sem ferrão em lojas de produtos naturais das grandes cidades brasileiras. Por meio de pesquisa na internet também é possível localizar produtores que enviam o mel diretamente para o consumidor em qualquer região do País.

Os machos nascem de ovos não fertilizados?

Sim, o processo chama-se partenogênese e acontece também com vespas e formigas. O indivíduo que nasce não tem pai e é haploide, ou seja, possui metade dos cromossomos, oriundos de sua mãe.

Por que alguns méis cristalizam rapidamente e outros demoram muito tempo?

Nos lugares de clima frio ou temperado o mel cristaliza com mais rapidez, enquanto nos climas quentes o processo é mais lento.

Outros fatores são a umidade e a florada. O mel de laranjeira demora às vezes anos para cristalizar; já o de eucalipto chega a cristalizar dentro do próprio favo na época de inverno.

Por que as abelhas africanizadas abandonam a colmeia?

Quando as abelhas africanizadas são submetidas a um nível de estresse ou privação muito grande, elas podem abandonar a colmeia e estabelecer a colônia em outro lugar. Uma causa comum de abandono é o calor excessivo. Períodos de carência alimentar ou de seca muito prolongados e ataque de inimigos, como formigas, também podem motivar o abandono das colmeias. Nas abelhas sem ferrão, não existe o comportamento de abandono das colmeias.

Por que as abelhas atacam?

O ataque das abelhas nada mais é que sua defesa contra inimigos. As abelhas atacam quando sentem que a sua integridade, ou a de sua colônia, está ameaçada. A defesa das abelhas melíferas e da maioria das abelhas solitárias é o ferrão.

As abelhas sem ferrão possuem ferrão, mas essa estrutura é atrofiada e perdeu a função de defesa. Apesar disso, elas desenvolveram outras formas de defesa, que vão desde mordiscadas na pele até a secreção de substâncias que queimam com o contato.

Por que o mel cristaliza?

A cristalização é um processo natural que ocorre porque o mel é uma solução supersaturada de açúcar, que contêm mais açúcares do que pode permanecer em solução. Isso faz da solução uma mistura instável, e ela, ocasionalmente, pode retornar à estabilidade por meio da cristalização. Isto ocorre com a perda de água por parte da glicose, que se transforma em monoidrato de glicose e toma a forma de cristal. 

Sendo assim, mel puro pode cristalizar. Entretanto, nem todo mel cristaliza. Como o açúcar responsável pela cristalização é a glicose, a relação entre a sua quantidade e a de água no mel é que determina se o mel cristalizará ou não.

Quais abelhas são criadas no Brasil?

A espécie de abelha mais criada no Brasil e no mundo é a Apis mellifera, conhecida popularmente por vários nomes, como abelha europeia, italiana, melífera, abelha de mel, africana ou africanizada. Apesar de ser a espécie de abelha mais criada por aqui, ela é exótica no país. 

Também são criadas as espécies de abelhas sem ferrão, abelhas sociais que também produzem mel e são nativas do Brasil. Entre as espécies de abelhas sem ferrão mais criadas no país, dependendo da região e Estado, estão a jataí (Tetragonisca angustula), a mandaçaia (Melipona quadrifasciata), a uruçu (Melipona scutellaris), a jandaíra (Melipona subnitida) e a tiúba (Melipona fasciculata).

Além das abelhas sociais, há um crescente interesse na criação de abelhas solitárias, como as abelhas carpinteiras ou mamangavas-de-toco (do gênero Xylocopa) e as abelhas-de-óleo (do gênero Centris), pois são importantes polinizadoras de cultivos agrícolas, respectivamente maracujazeiro e aceroleira.

Quais as abelhas que produzem o mel que encontramos no comércio?

O mel mais encontrado no mercado é o proveniente da espécie Apis mellifera.

Quais as causas para o CCD?

Inúmeras causas do CCD têm sido propostas e examinadas. No entanto, atualmente está claro que nenhum fator sozinho deve ser responsável pela síndrome. Os principais fatores que têm sido associados são estresses causados por patógenos, manejo inadequado das colônias, uso incorreto de defensivos, má nutrição e a combinação entre estes fatores.

Níveis elevados de patógenos continuam a ser identificados nas abelhas afetadas pelo CCD, sem que um patógeno específico possa ser associado definitivamente à síndrome. Estudos têm mostrado que as abelhas estão expostas a uma ampla gama de defensivos agrícolas e que alguns deles têm efeitos sinergéticos com outros defensivos ou com parasitas ou patógenos que acometem as abelhas. 

Em geral, os estudos sustentam a hipótese de que a CCD é relacionada à sobrecarga de estresse, causada por diferentes fatores que atuam em combinação ou sinergicamente. No entanto, mais dados são necessários para confirmar totalmente essa hipótese e, assim, estudos com essa abordagem continuam a ser conduzidos.

Quais as diferenças entre os tipos de mel?

A riqueza de méis é resultado da variedade de flores onde as operárias coletam o néctar. 

Na abelha Apis mellifera, os méis são classificados de acordo com a florada, cada um com seus aromas e sabores característicos: eucalipto, laranjeira, cipó-uva, capixingui, marmeleiro, silvestre, entre outros.

No caso das abelhas sem ferrão, o número de espécies produtoras enriquece a variedade de méis, já que cada tipo de abelha imprime no mel uma característica especial associada às suas enzimas específicas e ao cerume e aromas da colônia onde o mel é processado.

Quais as informações mais importantes dos rótulos?

Deve-se verificar em primeiro lugar o selo de inspeção federal, estadual ou municipal; o nome da empresa de beneficiamento, ou seja, do Entreposto de Mel e Cera de Abelha, seu endereço e CNPJ. O mel conservado adequadamente não estraga facilmente, mas o Ministério da Agricultura estabelece a validade de dois anos.

Quais os benefícios do mel?

O mel é uma fonte de energia. Possui função de adoçante natural e estudos têm mostrado que a composição do mel o torna um produto com atividade antimicrobiana, promotor da cicatrização de ferimentos e protetor de  doenças gastrointestinais. O mel também possui propriedades antioxidante e prebiótica.

Quais são as propriedades da própolis?

Entre suas propriedades terapêuticas e biológicas, estudos realizados em laboratório mostraram que ela apresenta atividade antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória, anestésica, antioxidante e cicatrizante.

Quais são os objetivos da Associação A.B.E.L.H.A.?
  • Liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores, e manter amplo diálogo com todas as partes interessadas, entre elas representantes do setor de apicultura, do agronegócio, da academia e da sociedade.
  • Captar e gerar informações com base científica a fim de reuni-las em uma plataforma de conhecimento sobre abelhas e outros polinizadores, e tornar-se fonte de consulta e agente de conscientização para a sociedade.
  • Apoiar pesquisas e estudos sobre o tema.
  • Estabelecer aproximação com os órgãos reguladores e de fiscalização da apicultura e do agronegócio.
  • Aprofundar o conhecimento sobre a apicultura e fomentar a produção de mel no Brasil.
Quais são os principais tipos de mel de abelhas sem ferrão?

A abelha jataí produz o mel de abelha sem ferrão mais popular, que se caracteriza pelo sabor frutado e acidez. Produzido em diversas regiões brasileiras, é considerado típico do Sudeste. De origem semelhante, o mel produzido pela mandaçaia se destaca pela baixa acidez e pelo sabor floral e menos doce.

Os méis mais conhecidos da Região Norte são o de uruçu-cinzenta e de uruçu-boca-de-renda. O primeiro é frutado e relativamente doce, enquanto o segundo apresenta um aroma floral bastante intenso.

O mel de guaraipo, floral e frutado com toques de amargor, e o de bugia, herbáceo e com notas de especiarias, são típicos dos estados do Sul.

No Nordeste o destaque fica para o mel de jandaíra, frutado e com notas de cravo. Também tem o apreciado mel de uruçu. 

Já no Centro-Oeste se encontram criações de abelha canudo que produzem um mel ácido e com intensas notas cítricas.

Quais subespécies (ou raças) de Apis mellifera existem no Brasil?

Atualmente no Brasil existe um poli-híbrido entre a Apis mellifera scutellata, de origem africana, e as subespécies europeias Apis mellifera mellifera (abelha alemã), Apis mellifera ligustica (abelha italiana) e Apis mellifera carnica (abelha carnica), chamado popularmente de abelha africanizada. A abelha africanizada manteve muitas das características da subespécie africana, como maior produtividade, alta capacidade de enxameação, maior resistência a doenças e maior defensividade.

Qual a diferença entre o mel da abelha melífera (Apis mellifera) e o produzido pelas abelhas sem ferrão?

Comparado ao mel da abelha melífera, os méis de abelhas sem ferrão são mais líquidos, ou seja, apresentam mais água em sua composição, com taxa de umidade em torno de 27%, enquanto o mel da abelha melífera varia de 17% a 20% de umidade.

Os méis das abelhas sem ferrão também são menos doce (por ter mais água tem menos açúcares) e mais ácido. Contém ainda um teor natural de bactérias e leveduras, microrganismos que induzem sua fermentação. Logo, os méis de abelhas sem ferrão não são tão estáveis quanto o mel da abelha melífera, característica que demanda tratamento diferenciado.

Atualmente, os méis de abelhas sem ferrão estão sendo muito valorizados para fins gastronômicos e integram diversas receitas de restaurantes prestigiados.

Qual a importância do calendário apícola?

As principais ações de manejo, como alimentação suplementar, troca de rainhas e substituição de cera alveolada dos quadros, por exemplo, são decididas a partir do calendário apícola.

Qual a utilidade da cera para o homem?

A cera vem sendo intensamente utilizada na produção de cosméticos e medicamentos, além de aplicações específicas em marcenaria e na pintura de tecidos.

Qual a utilidade da geleia real?

Alguns estudos apontam evidências de que a geleia real pode ser eficiente como estimulante ou para tratamento de distúrbios neurológicos, endócrinos, digestivos e hematopoiéticos. Também apresenta ação preventiva contra o envelhecimento precoce e é eficaz nos casos de anemia. Possui propriedades cosméticas muito exploradas pela indústria, principalmente para a produção de cremes tópicos.

Qual distância uma abelha percorre para coletar alimento nas flores?

Um dos fatores que influencia na distância percorrida por uma abelha é o tamanho de seu corpo. As abelhas melíferas, voam, em média, 3 km de distância de suas colônias. Nas abelhas sem ferrão, espécies maiores podem percorrer maiores distâncias comparado a espécies menores.

Por exemplo, na literatura há informações de que espécies do gênero Melipona podem voar em média 2 km, ao passo que espécies menores, como a jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia spp.), podem voar até 500 metros de suas colônias.

Além do tamanho corporal, outros fatores influenciam na distância percorrida pelas abelhas, como a localização e abundância das fontes de alimento e a qualidade do recurso floral. Quanto mais próximas estiverem as flores dos ninhos, melhor, pois as abelhas não precisarão voar grandes distâncias e gastarão menos energia durante a atividade de coleta.

Qual é a função da rainha?

A rainha dá origem a todos os indivíduos da colônia, pela postura de ovos fertilizados (operárias e novas rainhas) e não fertilizados (machos). A sua presença na colônia e os feromônios que exala sinalizam para as operárias que ela é a líder reprodutora, além de  determinarem o comportamento das operárias na colônia.

Qual é a função das operárias?

Elas são responsáveis pelo trabalho dentro e fora das colônias. Quando jovens, ficam com os trabalhos internos de limpeza e manutenção. Depois que envelhecem, passam a se dedicar à coleta de néctar, pólen, água e resina, além de defenderem a colônia.

Qual é a função dos machos?

Os machos vivem basicamente para acasalar com as rainhas virgens ou princesas. Não coletam alimento ou outros recursos e nem defendem a colônia. Entretanto, diferente dos machos das abelhas Apis mellifera, os machos das abelhas sem ferrão podem realizar pequenos trabalhos, como a desidratação de néctar e a manipulação de cera.

Qual é a missão da Associação A.B.E.L.H.A.?

A Associação A.B.E.L.H.A. tem como missão reunir, produzir e divulgar informações, com base científica e a colaboração de uma rede de parceiros, que visem à conservação das abelhas e outros polinizadores no Brasil, promovendo seu papel na biodiversidade e sua convivência harmônica e sustentável com as diferentes culturas agrícolas.

 

Qual o potencial brasileiro para a meliponicultura?

Imenso, uma vez que o País conta com aproximadamente 250 espécies de abelhas sem ferrão descritas, a maior diversidade do mundo. Além disso, a criação de abelhas sem ferrão já era realizada em diversas localidades da América por povos indígenas muito antes da chegada da abelha Apis mellifera no século XIX.

Quanto tempo vive uma abelha?

O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.

Quantos ovos a rainha põe por dia?

A quantidade de ovos colocados pela rainha pode variar entre as diferentes estações do ano, bem como de acordo com sua idade de vida. No auge de uma florada, uma rainha de abelha africanizada chega a pôr dois mil ovos por dia.

Só as operárias ferroam ou as rainhas também podem ferroar? E os machos?

Tanto as operárias quanto as rainhas podem ferroar, mas os ataques sempre são realizados pelas abelhas operárias. Em condições normais, uma rainha ferroa apenas outra rainha numa disputa pelo controle da colônia. O ferrão, na verdade, é o ovipositor que adquiriu funções de defesa nas fêmeas das abelhas e modificou-se em uma estrutura para injetar veneno. Como os machos não possuem ovipositor, são incapazes de ferroar.

Um ataque de operárias de abelha africanizada pode ser fatal?

Existem pessoas hipersensíveis que podem morrer em decorrência de uma única ferroada, mas isso é raro. A ciência estima que a dose letal mediana para adultos fica em torno de 19 ferroadas por quilo.

Na maioria das vezes os ataques se tornam fatais quando, por algum motivo, a vítima não consegue fugir. Por isso, é importante redobrar a atenção a crianças, pessoas com mobilidade reduzida e animais presos que estão próximos a enxames.