Faça você mesmo

A conservação das abelhas e da biodiversidade é responsabilidade de cada um de nós. Pode parecer clichê ou discurso politicamente correto, mas não é.

Pare para pensar por um momento. Imagine que você possa tomar medidas simples na sua casa ou no seu prédio. Imagine agora que você mesmo possa dar início a uma campanha de conscientização na sua rua ou na sua escola sobre a importância de conservar as abelhas. Aos poucos, com o envolvimento de seus parentes, amigos e vizinhos, você pode alterar a realidade no seu entorno e tornar os espaços mais amigáveis para atrair as abelhas.

A maneira mais fácil e direta é cultivar plantas no jardim da casa ou em locais públicos que possam ser utilizados. Independentemente da área disponível, a principal dica é dar prioridade a espécies de plantas que sejam atrativas para as abelhas e outros polinizadores. Para isso, prefira as espécies nativas de sua região, que já estão completamente adaptadas às condições e exigirão menos atenção ao seu desenvolvimento.

Como as abelhas nativas possuem capacidade para diferenciar plantas que podem oferecer néctar e pólen, escolha plantas com flores coloridas e variadas. As flores com as seguintes tonalidades apresentam maior poder de atração para as abelhas: azul, púrpura, violeta, branca e amarela.

Devido à variedade de abelhas nativas, que resultam em diferenças morfológicas como tamanho de língua, é interessante proporcionar flores de diferentes tipos e tamanhos para ampliar a atratividade para diferentes espécies.

Temos no Brasil algumas dezenas de espécies dessas abelhas. O primeiro passo é aprender mais sobre esses insetos e conhecer as espécies que são naturais na sua localidade. A A.B.E.L.H.A. possui um mapa interativo que mostra as abelhas sem ferrão com maior potencial para criação em cada Estado brasileiro: https://abelha.org.br/mapa-das-especies-abelhas-sem-ferrao/

O segundo passo é obter um ninho de abelhas. Embora comprar de outros criadores seja mais prático, é possível capturar abelhas sem ferrão da natureza por meio de ninhos-armadilha ou outros métodos que não prejudiquem o meio ambiente.  

No vídeo a seguir, o biólogo Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente e membro do comitê científico da A.B.E.L.H.A. ensina como fazer a captura:

Feita a captura, é preciso transferir as abelhas do ninho-armadilha para uma caixa racional, mais apropriada para as abelhas construírem sua colônia. O vídeo a seguir mostra como:

Além das abelhas sem ferrão, há ainda outra possibilidade para manter abelhas em casa: os hotéis. Nesse caso, são voltados às abelhas solitárias, que vivem em diferentes locais e não têm a organização em sociedade como as sem ferrão.

hotel abelhas solitarias

Para quem quiser se aprofundar na meliponicultura, a criação de abelhas sem ferrão, recomendamos duas leituras disponíveis online:

https://ispn.org.br/produtos-das-abelhas-sem-ferrao-manual-de-aproveitamento-integral-2a-edicao/

http://www.acaic.com.br/site/pdf/livro_pnn.pdf

Para colaborar para a sobrevivência da colônia, pode ser bem-vindo cultivar em casa plantas nativas para as abelhas coletar alimento.