Perguntas frequentes

É possível identificar se o mel é puro?

Sim, mas apenas testes fisicoquímicos podem atestar a pureza do mel. Nenhum teste popular pode garantir a pureza do produto. É aconselhável comprar o produto de fornecedores confiáveis. Méis com abelhas no seu conteúdo, ou que ficam ao sol em exposição nas estradas ou ainda em potes ou vidros reutilizados, não são confiáveis quanto à qualidade.

Como o mel deve ser conservado em casa?

O ideal é armazená-lo em frasco bem fechado e guardado em local escuro e fresco.

Por que o mel cristaliza?

A cristalização é um processo natural que ocorre porque o mel é uma solução superssaturada de açúcar, que contém mais açúcares do que pode permanecer em solução. Isso faz da solução uma mistura instável e ela, ocasionalmente, pode retornar à estabilidade por meio da cristalização. Isto ocorre com a perda de água por parte da glicose, que se transforma em monoidrato de glicose e toma a forma de cristal. Entretanto, nem todo mel cristaliza. Como o açúcar responsável pela cristalização é a glicose, a relação entre a sua quantidade e a de água no mel é que determina se cristalizará ou não.

Como descristalizar o mel? Esse processo afeta sua qualidade?

O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso decida descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria, tomando-se o cuidado de não deixar a água ferver, pois a temperatura elevada prejudica o sabor e as propriedades nutritivas do mel. Jamais use o forno de micro-ondas e atente para que a temperatura do mel não ultrapasse 40ºC.

Por que alguns méis cristalizam rapidamente e outros demoram muito tempo?

Em lugares de clima frio ou temperado o mel cristaliza com mais rapidez, enquanto nos climas quentes o processo é muito mais lento. Outros fatores são a umidade e a florada. O mel de laranjeira demora às vezes anos para cristalizar; já o de eucalipto chega a cristalizar dentro do próprio favo na época de inverno.