Lançamento

abelhas culturas A4 1

A riqueza de cores, formatos e sabores desses alimentos depende muito da dedicação e do trabalho incessante dos agricultores. Além disso, depende também de alguns pequenos insetos.

As abelhas são essenciais para a produção de muitos alimentos. Elas fazem a polinização, que é a transferência do pólen contido na antera (estrutura masculina) para o estigma (estrutura feminina) da flor, garantindo que elas se desenvolvam como frutos.

posteres abelha agricultura

Conheça também:

Abelhas solitárias do Brasil

poster abelhas solitarias do brasil

No mundo, as abelhas solitárias constituem a maior parte das espécies, em que uma fêmea funda seu ninho e é responsável por todas as atividades, como a construção de células de cria, postura de ovos, defesa contra inimigos e coleta de recursos florais.

Reunimos neste material uma pequena amostra da riqueza desses insetos, fundamentais para a polinização de várias plantas silvestres e de cultivos agrícolas.

Abelhas sem ferrão do Brasil

poster abelha sem ferrao do brasil 400

No Brasil, já foram descritas cientificamente cerca de 250 espécies de abelhas sem ferrão, que, apesar de formarem colônias e produzirem mel, são menos populares do que a abelha africanizada.

 A seleção inclui ainda espécies que são pouco recomendadas para a criação devido ao seu comportamento, mas que ainda possuem um importante papel na polinização de plantas nativas, garantindo a manutenção dos ecossistemas naturais.

Abelhas e produção de alimentos no Brasil

poster abelha alimentos v 5 450X702

Os polinizadores melhoram o rendimento e a qualidade de frutos e
sementes de mais de 60% das plantas cultivadas usadas como alimento no Brasil.

Reunimos neste material 14 espécies de abelhas polinizadoras e
os principais cultivos agrícolas que polinizam.