Abelhas e produção de alimentos no Brasil

Os polinizadores melhoram o rendimento e a qualidade de frutos e sementes de mais de 60% das plantas cultivadas para a produção de alimentos. Por isso, 14 abelhas essenciais para a polinização de cultivos agrícolas no Brasil são – ou deveriam ser – as “queridinhas” de produtores rurais e consumidores.

O pôster Abelhas e Produção de Alimentos no Brasil pode ser baixado gratuitamente no formato PDF. O material de divulgação científica é direcionado para quaisquer entusiastas das abelhas, sejam eles biólogos, criadores, ecólogos, educadores ou leigos.

poster abelha alimentos v 5 450X702

As abelhas elencadas no cartaz incluem espécies sociais e solitárias. Tirando a abelha africanizada (Apis mellifera), que é híbrida de subespécies introduzidas no País para a produção comercial de mel, todas as demais são nativas do Brasil. Entre elas, estão abelhas sem ferrão, como a jataí, que está distribuída em todo o País, e espécies vultosas, como as mamangavas, que chegam a três centímetros de comprimento e que possuem papel relevante na polinização de algumas frutíferas, como o maracujá.

O material traz ainda um código QR que direciona para uma página com informações complementares, na qual o interessado poderá conhecer mais sobre as abelhas, a exemplo de sua distribuição geográfica e como manejá-las próximas aos cultivos.

Fontes científicas

A seleção das 14 espécies foi feita com base em estudo publicado em janeiro deste ano e que fez um levantamento, com base na literatura existente, das espécies de abelhas que melhor contribuem para a produção agrícola do País. O trabalho, que inclui dois pesquisadores do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., pode ser acessado aqui.

Os cultivos polinizados pelas espécies de abelhas selecionadas foram consultados também no Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil e no livro A Polinização Agrícola por Insetos no Brasil.

Escolha o formato e clique no link para baixar o seu pôster!

Versão Full  (600 mm x 900 mm; 11,1 MB) para impressão

Versão A3 (297 mm x 420 mm; 4,6 MB) para impressão

Versão A4 (297 mm x 210 mm;  3,0 MB) para uso em computadores e dispositivos móveis