Podcasts

O zum-zum-zum das abelhas agora nas ondas do podcast! Aprenda sobre o maravilhoso mundo das abelhas, em especial das espécies nativas do Brasil. Especialistas falam sobre a biologia desses polinizadores e o quanto eles colaboram para a vida no planeta – incluindo a nossa, claro.

Inscreva-se

Podcast #9

Como descristalizar o mel

Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., conta como descristalizar o mel de forma segura, sem prejudicar o alimento das abelhas.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistado: Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente
Trilha: mixkit-baby-yohan-1052 by mixkit.co/

Podcast #8

Como comprar mel de abelhas sem ferrão

Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., conta como evitar golpes na compra de mel de abelha sem ferrão.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistado: Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente
Trilha: mixkit-atop-a-mustang-328 by mixkit.co/
Foto da capa: Operárias de mirim-preguiça (Friesella shrotkyi) 
coletando o mel derramado dentro da colônia. 
Imagem de Cristiano Menezes

Podcast #7

A ciência do mel

Quando o assunto é mel, três coisas podem vir rapidamente à cabeça: a doçura, o aroma e a coloração. Mas você já parou para pensar nas técnicas por trás da produção do mel pelas abelhas? Neste novo podcast em homenagem ao Dia do Mel, conversamos com Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, que deu um mergulho na fascinante biologia da produção, do armazenamento, da fermentação e da conservação do produto, desde o néctar das flores até a colheita e a maturação do mel que consumimos.

Cristiano explicou também sobre as características da cristalização e a relação com a quantidade de açúcar no mel e deu ainda algumas dicas sobre como conservar o alimento em casa e como fugir de méis adulterados.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistado: Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente
Trilha: mixkit-lazy-afternoon-812 by mixkit.co/
Imagem: wayhomestudio on Freepik
(www.freepik.com/free-photo/close-…_view=collections)

Podcast #6

COP15, polinizadores e o futuro do planeta

O sexto episódio do Podcast A.B.E.L.H.A. trata da relevância das abelhas e outros polinizadores para a conservação da biodiversidade da Terra. Um tema em pauta nas discussões da Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15), em outubro, e da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em novembro de 2021.

A entrevistada é a bióloga Kayna Agostini, da Universidade Federal de São Carlos e coordenadora da Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador (Rebipp), que elaborou um documento com propostas sobre polinizadores para a COP15.

Agostini explica porque os polinizadores são vitais para biodiversidade do planeta e para a alimentação humana. Ela esclarece ainda que a agricultura tem um papel essencial na conservação dessa fauna – algo que pode ser lucrativo para a atividade.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistado: Kayna Agostini, da UFSCar e coordenadora da Rebipp
Trilha: Asleep with the Sun, by Unicorn Heads
Imagem: Cristiano Menezes

Podcast #5

Apicultura – Como produzir mais mel

O mel brasileiro é valorizado e de qualidade reconhecida internacionalmente, mas nossos apicultores ainda produzem pouco. Apesar de termos uma das melhores ofertas de pasto para abelhas, o Brasil não está entre os 10 maiores produtores de mel do mundo.

Nós conversamos com o zootécnico Heber Luiz Pereira, que é apicultor e consultor. Ele explica que para virar esse jogo a apicultura brasileira precisa ser encarada com mais profissionalismo. O novo episódio do Podcast ABELHA mostra quais são as práticas que podem dobrar a produção de mel no país.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar 
Entrevistado: Heber Luiz Pereira, zootécnico, apicultor e consultor
Trilha: Men At Work, by The 126ers
Imagens: su mx/Pixabay

Podcast #4

Cadastro de colmeias na Defesa Agropecuária: Por que fazer?

Menos da metade dos apicultores e meliponicultores de São Paulo estão cadastrados no sistema da Defesa Agropecuária do governo estadual. Essa situação se repete em outros Estados. Por que os criadores de abelhas têm receio de cadastrar suas colmeias? E por que essa ausência é ruim para o setor de produção de mel?

A veterinária Maria Carolina Guido, do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responde para nós.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar 
Entrevistada: Maria Carolina Guido, coordenadora do Programa Estadual 
de Sanidade das Abelhas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento 
do Estado de São Paulo
Trilha: Take Your Time - Dan Lebowitz
Imagens: Dieter_G/Pixabay

Podcast #3

Lições da pandemia: abelhas e poluição

 

Com as ações de isolamento para combate à pandemia de Covid-19, muitos locais no planeta registraram melhora nos índices de poluição do ar, afinal, são menos carros e caminhões circulando, além da queda na produção industrial. Será que isso está sendo bom para as abelhas?

Os biólogos Kátia Aleixo, consultora científica da A.B.E.L.H.A., e Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, falam sobre o tema, que foi sugerido por seguidores das nossas redes sociais.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar 
Entrevistados: Katia Aleixo e Cristiano Menezes 
Trilha: Light Expanse, by Unicorn Heads 
Imagens: Pete Linforth e Ben Kerckx/Pixabay⠀

Podcast #2

Lições da pandemia: abelhas e ciência

 

O novo episódio do Podcast A.B.E.L.H.A. também vai tratar da epidemia global de Covid-19. Mas sobre uma importante lição que podemos tirar desse grave momento que estamos vivendo: nós precisamos ouvir o que a ciência tem a nos dizer.

Há anos cientistas alertam para o risco de uma pandemia global. Será que agora, que estamos vivendo uma, nós vamos ouvi-los sobre os riscos das mudanças climáticas e a importância da conservação das abelhas?

O Podcast A.B.E.L.H.A. conversou com duas pesquisadoras especialistas em abelhas, biodiversidade e polinização agrícola. As biólogas Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, da USP, e Betina Blochtein, da PUC-RS, explicam que, para a ciência, os graves impactos das mudanças no clima já estão claros. Assim como as soluções para evitá-los.

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistados: Vera Lucia Imperatriz-Fonseca e Betina Blochtein
Trilha: Bright Eyed Blues, by Connor O'Sullivan/Unicorn Heads
Imagem de fundo: Pete Linforth/Pixabay⠀

Podcast #1

Apiário Experimental II – Pasto Apícola

 

O segundo Apiário Experimental da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) testou outra prática que, em teoria, poderia melhorar a produtividade dos apicultores: a oferta de pasto apícola, ou seja, floradas o ano inteiro para as abelhas explorarem.

A bióloga Katia Aleixo e o apicultor José Maurício do Amaral contam o resultado.

Quer saber mais? Leia o artigo da bióloga Katia Aleixo: bit.ly/2YzOzkN

FICHA TÉCNICA

Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistados: Katia Aleixo, bióloga; José Maurício do Amaral, apicultor
Trilha: Castleshire / Tomáš Slovák
Foto: Abelha-africanizada (Apis mellifera) em flor de girassol (Cristiano Menezes)