Árvores nativas para as abelhas

Para celebrar o centenário de nascimento do pesquisador Paulo Nogueira-Neto (18/04/1922 – 25/02/2019), a A.B.E.L.H.A. lança a campanha Árvore nativa? A abelha gosta! para estimular o plantio de plantas naturais do Brasil e que são ideais para nidificação e para oferta de alimento, principalmente para as abelhas sem ferrão ― base do trabalho do Dr. Paulo. Confira como participar no texto abaixo. 

Lista de árvores

Para auxiliar as pessoas na escolha inicial das espécies a serem plantadas, apresentamos a seguir uma seleção de 25 árvores nativas utilizadas pelas abelhas para a coleta de alimento, com a indicação de quais delas também são usadas como local para a construção de ninhos pelas abelhas sem ferrão.

Além dos nomes popular e científico, a lista apresenta os Biomas e os Estados brasileiros com ocorrência confirmada das espécies, segundo o Flora e Funga do Brasil. Traz ainda os recursos florais disponibilizados para as abelhas e o período de floração, de acordo com a Rede de Catálogos Polínicos online (RCPol). Pelo menos 10 espécies de árvores foram selecionadas para cada Bioma. Ao clicar no nome científico de 22 delas, você será direcionado para a ficha que possui mais informações sobre a planta no site da RCPol.

Plantar árvores que naturalmente ocorrem em determinado Bioma e Estado significa contribuir para o enriquecimento de uma rede, pois a flora e a fauna locais estão intimamente ligadas ― o mesmo vale para as cidades.

Antes de plantar uma árvore na rua, verifique com o serviço público ambiental de seu município qual a melhor espécie a ser cultivada e quais os cuidados para não atrapalhar vias públicas, placas de sinalização e fiações. Certifique-se de que a planta é ideal para aquele espaço.

Árvores nativas utilizadas pelas abelhas

Anadenanthera colubrina 1

angico

Schinus terebinthifolia

aroeira-vermelha

Tapirira guianensis

camboatá, pau-pombo

Cybistax_antisyphilitica

caroba-de-flor-verde, ipê-pardo

Cassia grandis

cássia-grande

Cenostigma_nordestinum

catingueira

Trema micrantha

grandiúva

Casearia sylvestris

guaçatonga

Commiphora_leptophloeos

imburana

Handroanthus chrysotrichus

ipê-amarelo do cerrado

Handroanthus impetiginosus

ipê-roxo

Mimosa tenuiflora

jurema-preta

Cordia trichotoma

louro-pardo

Senna silvestris

manduirana

Ceiba speciosa

paineira

Libidibia ferrea 1

pau-ferro

Caryocar brasiliense

pequi

Eugenia uniflora

pitanga

Mimosa caesalpiniifolia

sabiá

Enterolobium contortisiliquum

timburi, timbaúva

Bixa orellana

urucum

Vamos plantar?

Depois de se certificar dos cuidados necessários para o plantio, sobretudo no ambiente urbano, mãos à obra para plantar e festejar o centenário de nascimento de Paulo Nogueira-Neto! 

Faça um vídeo do plantio e compartilhe no Instagram! Para participar da campanha, marque o perfil da A.B.E.L.H.A. (@abelhaorg) no vídeo. Os vídeos serão reunidos e futuramente compartilhados nas redes sociais da A.B.E.L.H.A. para homenagear Nogueira-Neto e também estimular mais pessoas a plantarem em prol dos polinizadores. 

Abaixo estão algumas recomendações para a semeadura e o plantio de mudas. O rigor nesse processo é importante para garantir que a planta vingue. Além disso, se possível, reúna algumas informações do plantio e compartilhe conosco (pode ser na postagem). Essas informações têm validade científica e podem ser úteis no futuro.

Recomendações para a semeadura e plantio de mudas

Ao plantar as árvores e/ou sementes, inclua no vídeo uma régua (para sementes) ou uma trena (para mudas de árvores) para que saibamos os tamanhos.

Procure saber sobre a espécie que estará plantando, como por exemplo:

  • o diâmetro e a profundidade das covas para plantios;
  • a quantidade de terra, húmus, folhas secas ou adubo necessários;
  • verifique a forma de irrigação e a necessidade hídrica da espécie;
  • verifique o sombreamento no local;
  • verifique as espécies que já existem no local e respeite a distância entre as plantas para evitar competição por espaço, água, nutrientes e luz solar;
  • tome nota das coordenadas geográficas do local de plantio e coloque uma marcação no local (fita, bandeiras, estacas, etc.) contendo informações como: data, nome da espécie (nome popular e científico), porte, característica das flores (cor, formato e recurso que disponibiliza – pólen, néctar, óleos, resina ou fragrância), coloque também o nome da pessoa que plantou. Se possível, compartilhe com a A.B.E.L.H.A. essas informações;
  • para as árvores, coloque guias para que ela não se dobre ao crescer. 

Juntos podemos melhorar a saúde dos polinizadores, das abelhas, dos animais que se alimentam dos frutos, da manutenção das áreas verdes, do ar que respiramos, da água que bebemos, enfim, de todo o planeta!

Fontes consultadas para a seleção das árvores para as abelhas

Alves IC, Cortopassi-Laurino M, Imperatriz-Fonseca VL (2017) Biodiversidade em ação: conservando espécies nativas, corredores ecológicos urbanos…Seguindo a trilha da Jataí em São Paulo. A.B.E.L.H.A.: São Paulo. Disponível em: https://abelha.org.br/e-books/.

Antonini Y, Martins RP (2003) The value of a tree species (Caryocar brasiliense) for a stingless bee Melipona quadrifasciata quadrifasciata. Journal of Insect Conservation 7, 167-174.

Batista MA, Ramalho M, Soares EE (2003) Nest sites and abundance of Meliponini (Hymenoptera: Apidae) in heterogeneous habitats of the Atlantic Rain Forest, Bahia, Brazil. Lundiana 4, 19-23.

Correia FCS, Peruquetti RC, Ferreira MG, Carvalho YK (2016) Abundância, Distribuição Espacial de Ninhos de Abelhas Sem Ferrão (Apidae: Meliponini) e Espécies Vegetais Utilizadas para Nidificação em um Fragmento de Floresta Secundária em Rio Branco, Acre. EntomoBrasilis 9, 163-168.

Cortopassi-Laurino M, Alves DA, Imperatriz-Fonseca VL (2009) Árvores neotropicais, recursos importantes para a nidificação de abelhas sem ferrão (Apidae, Meliponini). Mensagem Doce 100, 21-28.

Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/.

Martins CF, Cortopassi-Laurino M, Koedam D, Imperatriz-Fonseca VL (2003) The use of tree for nesting by stingless bees in Brazilian Caatinga (Seridó, PB; João Câmara, RN). Biota Neotropica 4 (2) – BN00104022004.

Rede de catálogos polínicos online. Disponível em: http://chaves.rcpol.org.br/.

Ribeiro MF, Rodrigues F, Fernandes NS (2012) A mandaçaia (Melipona mandacaia) e seus hábitos de nidificação na região do pólo Petrolina (PE) – Juazeiro (BA). Mensagem Doce 115, 6-10.

Taura HM, Laroca S (1991) Abelhas altamente sociais (Apidae) de uma área restrita em Curitiba (Brasil): Distribuição dos ninhos e abundância relativa. Acta Biológica 20, 85-101.