Entrevistas

Série Chamada Pública CNPq – Felipe Contrera

Como as estruturas de paisagem em diversas regiões do Brasil afetam indivíduos e colônias de abelhas sem ferrão nativas do País? O pesquisador Felipe Contrera, da Universidade Federal do Pará, explica o projeto de pesquisa que é um dos selecionados pela Chamada Pública CNPq/Ibama/MCTIC/A.B.E.L.H.A.

Leia mais

Série Chamada Pública CNPq – Carmen Pires

Coordenadora de uns dos projetos de pesquisa selecionados pela Chamada Pública CNPq/Ibama/MCTIC/A.B.E.L.H.A., a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia busca aprofundar o conhecimento científico sobre a polinização por abelhas sem ferrão no cultivo do tomate.

Leia mais

Entrevista – Fabiana Oliveira da Silva

A pesquisadora do Núcleo de Educação da Universidade Federal de Sergipe (Campus Sertão) conta um pouco sobre seus projetos, entre eles, o estudo dos serviços ecossistêmicos, sobretudo a polinização, e o manejo sustentável de cultivos de fruteiras na Caatinga. Confira!

Leia mais

Entrevista – Vagner Arnaut de Toledo

Em entrevista para a A.B.E.L.H.A., o chefe do Depto. de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) explica os caminhos da ciência para o desenvolvimento de técnicas cuja aplicação no campo podem ampliar a produtividade das colônias. Em especial, a geleia real.

Leia mais

“A presença natural de abelhas e outros polinizadores em açaizais aumenta a produtividade em até 25% em cada planta”

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental Márcia Maués explica como a paisagem nativa e cultivada é essencial para a produção do fruto nativo da Amazônia, altamente dependente de polinizadores

Leia mais

“A demanda por mel existe no mercado; o caminho do apicultor é dedicação e profissionalização.”

Nesta conversa com a A.B.E.L.H.A., o apicultor Aldo Machado fala sobre a produção no RS e o mercado para o mel brasileiro, destaca a importância na polinização de culturas agrícolas e ainda recomenda os primeiros passos para quem quer se tornar apicultor.

Leia mais

“Existe um imenso potencial para ampliar o papel da cana no combate às alterações climáticas”

Em entrevista à A.B.E.L.H.A., a diretora presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, explica as iniciativas da entidade para geração de energia a partir de fontes renováveis, além de tratar das ações para recomposição de áreas nativas e da importância dos polinizadores para manter a biodiversidade nessas áreas.

Leia mais

“É o momento de voltarmos nosso olhar para a natureza e tê-la como parceira”

Em entrevista para a A.B.E.L.H.A., a pesquisadora Vera Lúcia Imperatriz Fonseca ressalta a importância do estudo realizado pela Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) como ferramenta para a adoção de políticas públicas e como promotor do envolvimento da sociedade na conservação de polinizadores.

Leia mais

“E agora? Qual a estratégia do Brasil para cumprir sua parte no Acordo de Paris?”

Em entrevista à A.B.E.L.H.A., o especialista em mudanças climáticas Eduardo Assad, da Embrapa, fala do protagonismo do Brasil contra o aquecimento global e trata dos principais desafios do País para definir uma política estratégica que reduza as emissões de gases de efeito estufa.

Leia mais

Parceria entre agricultores e apicultores é possível e altamente viável

Em entrevista à A.B.E.L.H.A., o diretor-executivo Márcio Portocarrero fala do trabalho da Abrapa, avalia os principais desafios do setor e aborda a importância da adoção de boas práticas e da convivência saudável entre agricultores e produtores de mel. “Entendemos que uma parceria positiva entre agricultores e produtores de mel e seus derivados é possível e altamente viável do ponto de vista ambiental e econômico”.

Leia mais