Dia do Agricultor | Interação soja e abelhas: o meio ambiente agradece

O néctar da soja é um bom alimento para as abelhas, por isso, devemos envidar todos os esforços para garantir a sua sobrevivência, que pode ser feita por ações simples de manejo da cultura que já fazem partes do portfólio para a manutenção da sustentabilidade.

Plantas que os polinizadores gostam

Livro produzido pela Embrapa conta com mais de mil páginas e oitocentas ilustrações, incluindo lista de mais de 2.000 espécies de abelhas que existem no Brasil, descrição detalhada de mais de 200 plantas que os polinizadores gostam e uma matriz de cerca de 2.500 plantas e as abelhas que as visitam.

Abelhas aprendem a resolver quebra-cabeças

Estudo aponta a enorme capacidade de aprendizado social das abelhas, e a sua importância como um fator que pode conferir vantagens competitivas que melhoram a eficiência das colônias.

Telefones celulares prejudicam abelhas?

Sabe-se que alguns fatores, como a perda de hábitat ou o uso errado de pesticidas pode ser fatal para espécies de insetos úteis, como as abelhas.

Abelhas de orquídeas: qual o tamanho da área de influência sobre elas?

Para responder esta pergunta, pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Universidade Estadual Paulista - UNESP estudaram “abelhas de orquídeas”, tribo Euglossini, em 15 fragmentos florestais de Mata Atlântica.

21 de junho – Dia do Mel – O salto do mel brasileiro passa...

Apicultores precisam melhorar manejo para duplicar a produção, que hoje é baixa quando comparada com outros países. Daniel Cavalcante, CEO da Baldoni, avalia o potencial de crescimento da produção de mel no País.

Consórcio sequencia e analisa o genoma das abelhas sem ferrão Frieseomelitta varia

Grupo de 31 pesquisadores de São Paulo, Minas Gerais e Paraná publicou os resultados de sequenciamento, montagem e anotação do genoma nuclear e mitocondrial da espécie este mês na revista BMC Genomics, uma das revistas mais conceituadas da área de genômica.

A importância da Mata Atlântica para abelhas sem ferrão

Pesquisa brasileira incorporou a abordagem de genética e ecologia de paisagem para obter informações reais de como as alterações ambientais na Mata Atlântica afetam as comunidades de abelhas sem ferrão.

Orfandade em Scaptotrigona. Como as colônias e operárias reagem?

Pesquisadores avaliam a abelha canudo e indicam que as operárias mudam vários comportamentos em resposta à perda da rainha, resultando em aumento da duração de vida das operárias, o que permite que a colônia sobreviva por um tempo maior nessas condições, até que uma nova rainha seja fecundada.

Apiário Experimental II – Apicultura consorciada com cultivos de girassol e nabo forrageiro

Com o sucesso do seu primeiro Apiário Experimental da A.B.E.L.H.A., uma nova etapa do programa entrou em curso para melhorar a produtividade dos apicultores: o fornecimento de pasto apícola, floradas o ano inteiro para as abelhas coletarem recursos. Confira os resultados do estudo conduzido pela bióloga Kátia Aleixo e o apicultor José Maurício do Amaral.