Telefones celulares prejudicam abelhas?

Por Décio Luiz Gazzoni

Sabe-se que alguns fatores, como a perda de hábitat ou o uso errado de pesticidas pode ser fatal para espécies de insetos úteis, como as abelhas. Há outros fatores, o que inclui a radiação de telefones celulares, que podem ter contribuído para o declínio dramático nas populações de insetos observado na Europa, nos últimos anos. É o que mostra um estudo realizado realizada pela Nature and Biodiversity Conservation Union (NABU) da Alemanha em conjunto com duas ONGs, uma da Alemanha e uma de Luxemburgo.

Trata-se de uma metanálise de 190 estudos científicos recentes. Desses, 83 foram considerados cientificamente relevantes e, entre eles, 72 mostraram que a radiação teve um efeito negativo sobre abelhas, vespas e moscas. Esses efeitos variaram desde uma capacidade reduzida de orientação durante o voo — devido à perturbação dos campos magnéticos — até danos ao material genético e às larvas.celular wi fi torre

Os estudos mostram que a radiação do celular e, em especial, do espectro magnético abrangido pelas redes de Wi-Fi, abre os canais de cálcio na membrana de certas células. Com os canais abertos, as células absorvem mais íons de cálcio. O excesso de cálcio pode desencadear uma reação bioquímica em cadeia nos insetos, interrompendo os ritmos circadianos e o sistema imunológico.

Modernidade, ambiente e alimentos

É uma típica verdade inconveniente para os usuários, pois o telefone celular é parte da vida de praticamente todos os cidadãos do mundo. Além disso, há interesses econômicos e empresarias na tecnologia de comunicação móvel. A vida moderna, em seus múltiplos aspectos, é cada vez mais dependente dos celulares, da internet e das conexões de Wi-Fi.
Em contraste, são poucos os cidadãos que possuem uma ideia clara sobre a cadeia trófica alimentar ou sobre serviços ecossistêmicos. Os insetos constituem elos da cadeia alimentar. Trata-se de um sistema altamente complexo e, sempre que um dos elos da cadeia é rompido, ocorrem perturbações, com efeitos imprevisíveis. Nós, humanos, estamos situados no topo da cadeia, portanto, qualquer perturbação ou disrupção ao longo da cadeia afeta diretamente a espécie humana.

abelha cafe28

Não menos complexos são os serviços ecossistêmicos, aqueles providos gratuitamente pela Natureza. Sem eles, a vida na Terra não existiria, ou seria muito diferente do que é. Se forem afetados serviços como polinização ou controle biológico de pragas, prestados por insetos, a oferta de alimentos e outros produtos agrícolas pode ser profundamente comprometida.

Atenção maior deve ser dada à novas redes 5G, com velocidade até 100 vezes mais rápidas do que as atuais redes 4G. Avanço tecnológico é fundamental para a qualidade de vida no planeta Terra. Mas a chave do sucesso está em atentar para a sua sustentabilidade, o seu custo benefício, cotejar os impactos negativos frente aos ganhos que uma tecnologia oferece.

A União Europeia está muito preocupada com os efeitos de novas tecnologias sobre a biodiversidade (https://environment.ec.europa.eu/topics/nature-and-biodiversity_en). Para o cumprimento das metas, serão necessários investimentos em estudos dos impactos sobre a cadeia alimentar e os serviços ecossistêmicos, e como mitigar os efeitos negativos. Não apenas na Europa, mas ao redor do único planeta de que dispomos, a Terra.

Décio Luiz Gazzoni é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, membro do Conselho Agro Sustentável e do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A.