Parcerias

CRIA

Desde 2015, a A.B.E.L.H.A. e o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) estabeleceram uma parceria baseada em seus interesses comuns, sobretudo na disseminação de conhecimento científico visando à conservação da biodiversidade e de abelhas e outros polinizadores.

Entre as iniciativas conjuntas estão o Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais e o Sistema de informação sobre interações Abelhas-Plantas no Brasil, disponíveis em

Projeto Kombee

A Kombee é um projeto criado pela empresa KombiLab para promover a educação ambiental, utilizando como ferramenta o incrível mundo das abelhas sem ferrão, nativas do Brasil.

Por meio da parceria, a A.B.E.L.H.A. participa de feiras e eventos com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre a importância de abelhas e flores para a biodiversidade do planeta.

GeoApis by Converge

No início de 2020, o projeto Plataforma de Informação sobre Apicultura e Meio Ambiente – geoApis deixou de existir como um projeto da A.B.E.L.H.A. e deu origem a uma empresa, a Converge Consultoria Agronômica, apoiada pela Associação.

Atualmente, agroindústrias e proprietários rurais encontram na GeoApis uma ferramenta de diálogo que promove o uso múltiplo de suas áreas agrícolas, garantindo acesso a pasto apícola de maneira organizada pelos apicultores.

Via tecnologia de georreferenciamento, a aplicação GeoApis permite a comunicação entre agroindústrias, proprietários rurais e apicultores para uma relação mais produtiva, gerando um ganha-ganha para todos.

Com a determinação da localização de apiários, o proprietário rural monitora a posição dos apiários e, ao realizar algum manejo em campo, como aplicação de defensivos agrícolas, pode emitir um alerta aos apicultores. O apicultor, por sua vez, também é capaz de comunicar o proprietário sobre sua ida à propriedade para a realização de manejo em suas colmeias.

Para conhecer mais sobre a empresa e seus serviços, acesse:

Eko-kya

Por meio da parceria com o Projeto Eko-Kya, a A.B.E.L.H.A. desenvolveu o Biodiversidade em Ação: Redes Vitais - Recursos Educativos sobre a Biodiversidade, um conjunto de materiais educativos para conscientização ambiental de jovens e adultos sobre a biodiversidade do planeta.

É composto por seis módulos ricos em conhecimento, recursos lúdicos e dinâmicas para professores aplicarem em aula, do nível pré-escolar ao ensino médio.

O material tem como objetivo estimular o conhecimento, de forma divertida e didática, sobre as interações na natureza essenciais para a alimentação humana e os desafios para produzir alimentos e conservar a biodiversidade.

Fototeca FCM

O acervo da coleção Fototeca Cristiano Menezes (FCM), que integra a rede speciesLink, tem como objetivo disponibilizar registros com imagens e descrições técnicas e científicas sobre diferentes espécies de abelhas com ocorrência nacional e internacional.

Sua finalidade é tornar público o conhecimento sobre aspectos comportamentais, biologia e manejo destes insetos, facilitando a busca de informações e incentivando o uso destes dados para difusão do tema no ensino e na pesquisa.

A FCM é a fonte de muitas das imagens que a A.B.E.L.H.A. utiliza para ilustrar seus materiais, incluindo o site.