#1 – Polinizadores nas cidades

Dadas as pressões que os polinizadores enfrentam em áreas agrícolas, as cidades poderiam desempenhar um papel importante na conservação dos polinizadores. A conclusão é parte de um estudo em larga escala, publicado no início do ano na revista Nature Ecology and Evolution, que avaliou os principais usos da terra urbana para os polinizadores em 360 localidades, em quatro cidades britânicas.

A equipe de pesquisadores avaliou que jardins domésticos britânicos, assim como loteamentos residenciais, são particularmente bons para os polinizadores, e identificou algumas espécies de plantas importantes como fonte de alimento, a exemplo de lavanda e dente-de-leão.

As principais recomendações do estudo são:

  • Os espaços verdes públicos devem ser manejados para que beneficiem os polinizadores.
  • Parques, bordas de estradas e outros espaços verdes públicos compõem cerca de um terço das cidades, mas têm menos visitas e recursos para os polinizadores que outras localidades. A pesquisa mostra que aumentar o número de flores plantadas e diminuir a frequência da poda, por exemplo, são medidas que podem ajudar os polinizadores urbanos.
  • Um melhor manejo dos jardins já existentes e de jardins incorporados em novos empreendimentos deve contribuir para a conservação dos polinizadores.⠀

O estudo A systems approach reveals urban pollinator hotspots and conservation opportunities” está publicado no site da Nature Ecology & Evolution.