Entrevista com Carlos Alberto Bastos, presidente da Associação Apícola do Distrito Federal

meliponicultura

Carlos Alberto Bastos Conbrapi

Atualizado em 23 de junho – O Conbrapi 2020 foi adiado em razão da pandemia. Uma nova data será anunciada assim que possível.

De 31 de julho a 2 de agosto, será realizado, pela primeira vez na capital federal, o Conbrapi 2020, que reúne o XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e o XI Congresso Brasileiro de Meliponicultura, além de outros eventos paralelos.

Em entrevista à A.B.E.L.H.A., Carlos Alberto Bastos, presidente da Associação Apícola do Distrito Federal (APIDF), uma das organizadoras do evento, destaca que a programação científica dos congressos está sendo finalizada, definida por um Comitê Científico com representantes das instituições organizadoras – APIDF, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Sindicato dos Apicultores do Distrito Federal (Sindiapis) –, além de representantes de órgãos governamentais.

Com o tema Agrotóxicos, Transgênicos, Uso Sustentável dos Recursos Genéticos das Abelhas e Polinização. Qual o Futuro da Criação de Abelhas no Brasil?, o congresso pretende ser um fórum para que sejam debatidos os principais temas que impactam a criação de abelhas, sobretudo a Apis mellifera e as abelhas sem ferrão, e a produção de mel.

“O tema compreende as principais questões que se apresentam nas atividades apícolas e melíponas no Brasil, e é de grande interesse de todos que o debate possa mostrar caminhos para o desenvolvimento do setor”.

Feiras de exposição e concursos

Carlos ressalta ainda que o evento será realizado em um espaço bem localizado e com amplos ambientes para acomodar, além da programação científica, duas feiras de exposição, que serão gratuitas e abertas ao público: a Feira de Apicultura e Meliponicultura, com as principais novidades da tecnologia e a apresentação de novos produtos, e a Feira de Produção Rural e Familiar. Esta irá dar oportunidade para a participação de pequenas propriedades do DF, que produzem mel com excelência e qualidade.  “O Distrito Federal produz 34 toneladas de mel por ano, produção que se dá principalmente durante o período de estiagem. O bioma Cerrado viabiliza diferentes variedades de méis, entre eles o de cipó-uva, aroeira, assa-peixe, eucalipto e mil flores, e boa parte é produzida pelos pequenos produtores”.

Tradicionais eventos do Conbrapi, também já estão abertas as inscrições para os dois concursos que vão premiar os melhores do Brasil: Concurso de Mel de Abelhas sem Ferrão e Concurso de Méis e Pólen Apícola / Apis.

O Conbrapi 2020 será realizado, também de forma inédita, durante um fim de semana, em um período que coincide com o recesso parlamentar, o que deverá facilitar as condições de hospedagem, transporte e alimentação para os participantes do evento. “Nossa expectativa é a de receber apicultores, meliponicultores, pesquisadores, biólogos, nutricionistas, químicos, agrônomos, estudantes e outros profissionais ligados à apicultura e à meliponicultura de todo o Brasil”.

O Conbrapi 2020 tem como apoiadores a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), o Senar Distrito Federal, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (GDF), a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.