Webinar A.B.E.L.H.A. – Serviços de Polinização e Mel de Soja – Potenciais do Agro Brasileiro

De um lado, a soja, cultivo que é o carro-chefe do agronegócio brasileiro. De outro, o mel, um produto das abelhas criadas, em sua maioria, por produtores informais com grande potencial de crescimento no Brasil.

Por muito tempo, acreditou-se que as duas atividades não tivessem relação direta: as abelhas não se interessariam pelas flores de soja, que não era reconhecida como uma planta melífera; por sua vez, a oleaginosa não se beneficiaria do serviço polinizador das abelhas.

Porém, nos últimos anos, pesquisadores, sojicultores e apicultores estão percebendo que não é bem assim. Pelo contrário, as duas atividades podem gerar benefícios mútuos, elevando a importância econômica das produções de soja e de mel de soja.

Esse é o tema do Webinar Serviços de Polinização e Mel de Soja – Potenciais do Agro Brasileiro, promovido pela Associação A.B.E.L.H.A., a ser realizado no dia 1º de junho, às 17h. O evento é online e gratuito. Para assistir, é preciso se inscrever com antecedência pelo formulário: https://forms.gle/7HVKCduRAfvvXuW29

Webnar Serviços de Polinização e Mel de SojaO objetivo do evento é conscientizar sojicultores e apicultores sobre a viabilidade de uma relação produtiva entre as atividades, que gera ganhos mútuos e permite o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

A videoconferência, a ser mediada pela Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A., Ana Assad, vai reunir agrônomos, apicultores e produtores de soja para compartilhar suas bem-sucedidas experiências no campo com a convivência harmônica e produtiva entre soja e criação de abelhas.

“Há um enorme potencial para que as atividades caminhem em conjunto, e a ideia do seminário é mostrar que, com a adoção de boas práticas e comunicação, é possível colher benefícios, aumentar a produção e conservar os polinizadores”, avalia Ana.

Pesquisas científicas e cases de sucesso

Deciio Gazzoni O engenheiro agrônomo Décio Gazzoni, da Embrapa Soja e do comitê científico da A.B.E.L.H.A., vai apresentar pesquisas científicas que apontam que, apesar da soja não depender de polinização cruzada, a visita de abelhas nos cultivos pode contribuir com aumentos médios superiores a 10% na produtividade do grão.

“Considerando que somos o maior produtor de soja do mundo, o potencial para o Brasil é enorme. E sustentável, já que podemos elevar a nossa produção sem necessariamente expandir a área cultivada”, comenta Gazzoni.

Aldo Machado O apicultor Aldo Machado, presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), vai compartilhar sua experiência com a produção e comercialização de mel de soja. Segundo ele, o cultivo da oleaginosa têm se mostrado um ótimo pasto apícola. Além dos ganhos diretos com o mel, Machado reduziu os gastos com alimentação suplementar, já que as abelhas se alimentam do néctar das flores de soja na entressafra apícola.

 

Luis Renato Cavalheiro Outro palestrante será Luis Renato Cavalheiro, engenheiro agrônomo, produtor rural e apicultor no Mato Grosso do Sul. Ele desenvolve de forma conjunta e integrada a produção de soja e apicultura em uma mesma área, com resultados positivos e benéficos em ambas as atividades. Cavalheiro também dá consultoria para sojicultores que querem agregar as abelhas a seus cultivos.
Paulo Figueiró Quem também irá dividir sua experiência de apicultor e sojicultor será o médico veterinário Paulo Figueiró. Há anos, o produtor gaúcho cria abelhas em harmonia com a soja – própria e de terceiros – por meio da adoção de boas práticas agrícolas e apícolas.

 

 

SERVIÇO

Webinar Serviços de Polinização e Mel de Soja – Potenciais do Agro Brasileiro
Data: 1º de junho, terça-feira
Horário: das 17h às 18h30
Onde: Transmissão ao vivo via YouTube (após o evento, o vídeo estará disponível no YouTube e no site da A.B.E.L.H.A.)
Link da transmissão: A ser enviado na véspera do evento para o e-mail indicado na inscrição
Inscreva-se aqui: https://forms.gle/7HVKCduRAfvvXuW29