A.B.E.L.H.A. participa da ANUFOOD Brazil 2020

anufood 2020 logoA A.B.E.L.H.A. participa a partir de hoje da segunda edição da ANUFOOD Brazil 2020, feira internacional exclusiva para Alimentos e Bebidas, que vai de 9 a 11 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Com mais de 400 marcas expositoras nacionais e internacionais e uma previsão de receber mais de 10 mil visitantes, a ANUFOOD Brazil integra dez segmentos importantes do mercado entre eles bebidas, carne, laticínios e orgânicos, e reúne profissionais de estabelecimentos do food services (bares, restaurantes, hotéis, etc), distribuidores, atacadistas e supermercadistas.

A participação da A.B.E.L.H.A. foi viabilizada por meio do apoio da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna,SP), que é uma das unidades expositoras no estande da Embrapa, e vai tratar da meliponicultura, seus avanços e a relevância de se preparar para atender esse o mercado de alimentos e bebidas, com a participação do pesquisador Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente e consultor científico da A.B.E.L.H.A..

O mel das abelhas nativas brasileiras da tribo Meliponini – sem ferrão – vem ganhando espaço no mundo gastronômico. No Brasil, há cerca de 250 espécies de abelhas-indígenas sociais da tribo Meliponini, que agrupa mais de 40 gêneros diferentes. A jataí (Tetragonisca angustula) é a mais presente no Estado de São Paulo e a que produz um mel muito apreciado. Mas o Estado possui ainda cerca de 60 espécies diferentes, pouquíssimo conhecidas pela população, muitas delas com grande potencial econômico.

O estande da Embrapa – que expõe tecnologias desenvolvidas pela Empresa, inclusive através de parcerias com os setores público e privado, e oferece degustação de receitas com produtos desenvolvidos por ela – conta ainda com a participação das Unidades Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Acre (Rio Branco, AC), Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), e Embrapa Hortaliças (Brasília, DF).

Evento

Segundo a organização da Feira, são 11 pavilhões internacionais com expositores de países europeus, asiáticos, árabes e latino-americanos, além de expositores independentes de 24 países. O evento segue o modelo da Anuga, a maior feira de alimentos do mundo que acontece em Colônia, na Alemanha.

Participam da solenidade de abertura Gerald Böse, CEO da Koelnmesse (organizadora); Cassiano Facchinetti, Diretor Geral da Koelnmesse no Brasil; Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócios da FGV; Lorival Nogueira Luz Junior, CEO da BRF; Marcelo Abrantes, CEO da Makro Food Service; Emerson Destro, Presidente da ABAD; Alexandre Kruel Jobim, presidente da ABIR; João Dornellas, Presidente Executivo da ABIA; Jacyr Costa Fillho, Presidente do COSAG/FIESP; Axel Zeidler, Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo; Edervaldo Teixeira, Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil; e Gustavo Junqueira, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Também estarão presentes no evento representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, ANVISA, ITAL, Superintendência Federal da Agricultura no Estado de São Paulo/SFA-SP, Investe SP, SEBRAE-SP, consulados dos EUA e Uruguai, embaixada da Alemanha,  SENAI-SP, SICONGEL, SICAB, OCESP, ABIQ, ABIAD, ABIMAQ, BSCA, ESALQ, ABBA, ABIMAPI, ABIS, SINDAL, ABERC, ADIBE, ABPA e ABICAB.

Serviço

ANUFOOD Brazil

De 9 a 11 de março de 2020

Das 10h às 19h

São Paulo Expo

 

Fonte: Embrapa – Kadijah Suleiman – e ANUFOOD