Podcast A.B.E.L.H.A. explica porque os polinizadores estão no centro da COP15

À véspera de dois importantes eventos das Nações Unidades (ONU) para acordar as novas metas para conservação da natureza, a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas lança uma nova edição do Podcast A.B.E.L.H.A. sobre o papel central que os polinizadores devem ocupar em qualquer debate sobre a manutenção da biodiversidade da Terra. O programa também foi lançado para celebrar o Dia Nacional da Abelha (3 de outubro).

O episódio “COP15, polinizadores e o futuro do planeta” trata da relevância das abelhas e outros polinizadores para a qualidade de vida na Terra. Um tema que estará em pauta nas discussões da Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15) — que será dividida em duas etapas: este ano, de 11 a 15 de outubro, de forma virtual; e de 25 de abril a 8 de maio de 2022, na China —, e da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, de 31 de outubro a 12 de novembro, na Escócia.

Para tratar dessa questão, entrevistamos a bióloga Kayna Agostini, da Universidade Federal de São Carlos. Ela é uma das coordenadoras da Rede Brasileira de Interação Planta-Polinizador (Rebipp), que reúne quase 90 pesquisadores, e que elaborou um documento com propostas sobre polinizadores para a COP15.

No podcast, Agostini explica porque as abelhas e outros polinizadores são vitais para biodiversidade do planeta e para a alimentação humana. Ela esclarece ainda que a agricultura tem um papel essencial na conservação dessa fauna – algo que pode ser lucrativo para a atividade. A bióloga também falou sobre a importância da discussão sobre a conservação dos polinizadores na COP15 e explica porque as mudanças climáticas são uma grave ameaça. 

O Podcast A.B.E.L.H.A. – COP15, polinizadores e o futuro do planeta está disponível no nosso canal do Youtube.

FICHA TÉCNICA
Apresentação, produção, edição e mixagem: Guilherme Castellar
Entrevistado: Kayna Agostini, da UFSCar e coordenadora da Rebipp
Trilha: Asleep with the Sun, by Unicorn Heads
Imagem: Cristiano Menezes