Perdeu nossa cobertura da Apimondia 2023? Confira os principais destaques!

A A.B.E.L.H.A. teve uma participação recorde no maior evento científico sobre abelhas no mundo, a Apimondia, cuja 48ª edição aconteceu na semana passada em Santiago, no Chile. A Associação promoveu a divulgação de 25 pesquisas no congresso por 14 pesquisadores especialistas em abelhas e polinização agrícola.

Muitos desses trabalhos e de outros cientistas e apicultores internacionais foram compartilhados pela A.B.E.L.H.A. por meio de 30 depoimentos em vídeo publicados no YouTube e nas redes sociais da entidade, além de reportagens no site.

Entre as pesquisas apresentadas no evento com apoio da Associação, está a pesquisa da bióloga Vera Imperatriz-Fonseca, uma das maiores autoridades em abelhas e biodiversidade do Brasil, que apresentou um estudo sobre como as mudanças climáticas provocarão desvios de distribuição e poderão ameaçar algumas espécies de abelhas amazônicas nos próximos 40 anos.

Palestra Atlas da Apicultura no Brasil 2

Outro trabalho apresentado oralmente pelo engenheiro agrônomo Breno Freitas, da Universidade Federal do Ceará, mostrou como as culturas autopolinizadas podem se beneficiar da polinização por abelhas, como é o caso da abelha sem ferrão Trigona fuscipennis e do feijão-de-corda (Vigna unguiculata).

A bióloga Denise Araújo Alves, da Esalq-USP, apresentou um trabalho importante para o desenvolvimento sustentável da integração entre abelhas e agricultura. Sua pesquisa avaliou os efeitos colaterais de um fungo patogênico utilizado no mundo inteiro como biopesticida no comportamento de proteção das abelhas sem ferrão.

Além disso, o trabalho da A.B.E.L.H.A. acabou reconhecido pela Apimondia com a medalha de bronze no concurso na categoria de livros de interesse aos criadores de abelhas concedido à publicação “Abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil”.

ABELHA recebe o bronze no concurso da Apimondia 2023 1

Por meio desse envolvimento inédito em um evento tão relevante, a A.B.E.L.H.A. espera contribuir com a promoção do debate científico internacional que leve à conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável da apicultura e da meliponicultura e a integração benéfica dessas atividades com a agricultura. 

Confira a nossa cobertura no YouTube da A.B.E.L.H.A..