Livro sobre mel de melato é publicado pela Secretaria da Agricultura (RS)

Na imagem em destaque, Vera Wolf, Ana Assad (A.B.E.L.H.A), Sidia Witter e Márcia Faita. Foto: Fernando Dias/Seapi

Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) lançaram recentemente o livro Melato: Alimento de Seres Vivos das Florestas de Araucária e Matéria-Prima de um Mel Especial no Sul do Brasil. A publicação fala sobre as interações entre insetos e plantas que possibilitam a produção do melato. 

Uma das autoras, a pesquisadora Sidia Witter, conta que o melato é uma substância produzida por insetos chamados cochonilhas, e que serve de alimento para vespas, borboletas, formigas, e abelhas, entre outros. “As abelhas, quando coletam o melato, produzem um mel diferenciado, o mel de melato”.

Segundo Sidia, esse produto tem registrado interesse crescente por parte do mercado nacional e, principalmente, pelo internacional, devido às suas propriedades terapêuticas e efeitos benéficos à saúde. A pesquisadora esclarece que o Rio Grande do Sul é um dos produtores do mel de melato que conta com uma Indicação Geográfica desde 2021, o “Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro”. “A bracatinga é uma árvore nativa da Mata de Araucária que abriga as populações de cochonilhas. A produção desse mel ocorre em uma zona que vai do Rio Grande do Sul ao Paraná”, especifica.

O livro é resultado das pesquisas do DDPA em parceria com a Embrapa Florestas, do Paraná; com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e com o Museu de História Natural de Basel, da Suíça. “Ele pretende suprir uma lacuna, que são publicações que abordam as interações entre plantas hospedeiras, insetos produtores de melato e abelhas”, comenta Sidia. “E é escrito em uma linguagem acessível. Através dele o público poderá conhecer mais sobre a flora e o grupo de insetos chamado cochonilhas, os quais têm uma grande importância para o equilíbrio do ecossistema das florestas de araucária no Sul do Brasil”.

A ideia dos autores da publicação é destacar a importância da biodiversidade nas matas de araucária e o cuidado com o manejo das bracatingas, além da produção do mel, de modo a não gerar desequilíbrio.

Livro distribuído

Jornada Apicola e Meliponicultura dos Campos de Cima da Serra site
Jornada Apícola e Meliponicultura dos Campos de Cima da Serra. Foto: Fernando Dias/Seapi

Além do e-book disponível no site da Seapi, o livro físico foi distribuído nesta sexta-feira (15/3), pelos pesquisadores do DDPA durante a 3ª Jornada Apícola e Meliponicultura dos Campos de Cima da Serra, em São José dos Ausentes (RS), aos apicultores e meliponicultores da região. “O livro contou com aporte financeiro para impressão da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A)”, disse Sidia.

Fonte: Sec. Agricultura RS