Homenagem a Henrique Brandão Cavalcanti

Na última terça-feira, 28 de abril, morreu em Brasília aos 91 anos o ex-ministro do Meio Ambiente Henrique Brandão Cavalcanti, pioneiro do movimento ambientalista brasileiro.

Nascido no Rio de Janeiro e formado em Engenharia Civil, foi Secretário-Geral do Ministério do Interior e, tendo sempre se preocupado com questões ambientais, atuou fortemente em 1972 para que o Brasil assinasse a declaração da Conferência de Estocolmo, marco no posicionamento mundial pelo meio ambiente.

Cavalcanti foi o principal responsável pela criação da Sema (Secretaria do Meio Ambiente) em 1973, que mais tarde se tornaria Ministério do Meio Ambiente, pasta que conduziu posteriormente no governo Itamar Franco.

Foi Cavalcanti quem convidou o biólogo Paulo Nogueira Neto, pioneiro no estudo das abelhas sem ferrão no Brasil e considerado por muitos o “pai dos ambientalistas” no Brasil, a conduzir a Sema.

Em nota, os ex-Ministros do Meio Ambiente Carlos Minc, Edson Duarte, Gustavo Krause, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalhos, José Goldemberg, Marina Silva, Rubens Ricupero e Sarney Filho lamentaram a morte de Cavalcanti. “Perdemos um mestre e um amigo”.

Henrique Brandão Cavalcanti e Paulo Nogueira Neto deixaram sua marca indelével na história do País e são exemplos a serem admirados por sua postura, visão de futuro e respeito pelo meio ambiente.

Fontes: Folha do Meio – Silvestre Gorgulho, AmazôniaFGV

Crédito da imagem em destaque: Juliana Tiraboschi