A Revista Globo Rural recebeu de seu leitor Wagner Gonçalves Bonfim, via Facebook, uma pergunta sobre uma abelha que poliniza certas orquídeas:
Que tipo de orquídea é essa que apareceu entre o telhado e a estrutura de madeira da varanda da minha casa? Também gostaria de saber que abelhas são essas que voam em volta da orquídea?
A Catasetum hookeri é uma espécie de orquídea comum na região Sudeste do País, com presença destacada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, principalmente nas matas mais úmidas do litoral paulista. Tanto a flor masculina quanto a feminina, que são diferentes entre si – característica denominada dimorfismo sexual –, são polinizadas pelas abelhas da tribo Euglossini, conhecidas popularmente como abelhas de orquídeas.
A polinização ocorre quando é realizada a raspagem de substâncias aromáticas das orquídeas, que são armazenadas em uma estrutura especializada na perna traseira do macho, para usar o perfume na atração das fêmeas. A espécie é considerada solitária, pois não forma colônias como as abelhas melíferas.
A maioria possui coloração metálica, mas também há pretas ou multicoloridas. A característica morfológica principal é a língua comprida, que pode ultrapassar o tamanho do próprio corpo em algumas espécies.
Consultores: Nelson Barbosa Machado Neto, professor da área de domesticação e melhoramento de plantas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e Cristiano Menezes, doutor em entomologia e pesquisador na área de meliponicultura da Embrapa Amazônia Oriental.
Fonte: Revista Globo Rural – João Mathias