Como a ciência pode colocar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de volta nos trilhos

Editorial da Revista Nature, publicado em 20 de janeiro de 2021

Em outubro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez uma série de nomeações importantes. Ele encarregou 15 cientistas de todo o mundo de fornecer evidências aos formuladores de políticas públicas, bem como ideias, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desta vez, no ano passado, o plano principal da ONU para erradicar a pobreza e guiar o mundo para a sustentabilidade ambiental até 2030 já estava errado. Desde então, a pandemia reverteu a maioria das conquistas alcançadas nos cinco anos desde que os países adotaram as metas.

O Programa Mundial de Alimentos estima que 270 milhões de pessoas correm o risco de morrer de fome: o dobro do número de antes da pandemia. E o fechamento de escolas resultantes de bloqueios prejudicou um dos poucos ODS que estavam ao alcance antes da pandemia – a meta de atingir a educação primária universal. Em dezembro, a organização científica e cultural da ONU, a UNESCO, estimou que cerca de 320 milhões de crianças estavam fora da escola, um aumento de 90 milhões em apenas um mês.

Nos três meses desde 1º de abril do ano passado, horas de trabalho equivalentes a 495 milhões de empregos em tempo integral foram perdidas para fechamentos em todo o mundo, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. E em outubro, o Fundo Monetário Internacional projetou que a economia mundial se contrairia em mais de 4% até o final de 2020, uma queda em uma escala não vista em gerações.

Esta é a situação enfrentada pelos pesquisadores a quem Guterres incumbiu de pesquisar e escrever o segundo Relatório de Desenvolvimento Sustentável Global (GSDR) da ONU – o primeiro foi publicado em 2019. Eles foram selecionados em todo o mundo e abrangem uma variedade de disciplinas, incluindo mudanças climáticas, ecologia, economia ambiental, ética, política de saúde, doenças infecciosas, oceanografia, governança de organizações internacionais e o estudo da ciência e do desenvolvimento.

Para este editorial, a Nature falou com pesquisadores individuais, funcionários do governo e da ONU e ativistas de países de alta e baixa renda. Nosso conselho para os autores do relatório e para a ONU – considerando o estado da pandemia e o progresso hesitante feito em direção aos objetivos até agora – é duplo. Primeiro, os autores precisam trabalhar rápido – mais rápido do que o cronograma de três anos para o qual foram alocados. Em segundo lugar, eles devem ir além de suas redes habituais de especialistas o mais cedo possível no processo de coleta de evidências e, em particular, procurar maneiras inovadoras de envolver as comunidades sub-representadas.

O cronograma de três anos do GSDR, desde o comissionamento até a publicação, é excessivo, considerando a necessidade urgente de aconselhamento sobre como alcançar os ODS. Uma forma de reduzir o cronograma é a ONU se comprometer a lançar um documento provisório ou em andamento antes do final deste ano. Isso poderia então ser distribuído e feedback poderia ser coletado por governos, agências da ONU e as muitas organizações envolvidas na implementação das metas, e essa contribuição poderia ser incorporada em uma segunda versão emendada.

Produzir o documento dessa forma geraria e manteria o interesse e o ímpeto, mas também proporcionaria um meio de garantir uma maior inclusão. Tornar o processo inclusivo é tão importante quanto o resultado final. Em todo o mundo, existem muitos milhares de organizações – incluindo aquelas focadas em pesquisa e educação, empresas e grupos da sociedade civil – que se ofereceram para criar seus próprios planos para alcançar os ODS e que estão tentando avaliar o impacto da pandemia em seus planos. Um relatório provisório permitiria que eles fornecessem feedback. Isso não deve ser difícil de organizar: a pandemia mostrou como é fácil realizar videoconferências com pessoas de todo o mundo.

A equipe de pesquisa se reportará ao Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, com base na cidade de Nova York, que tem a responsabilidade de acompanhar o progresso dos ODS e gerenciar o GSDR. Mas é essencial que a equipe também trabalhe em estreita colaboração com as agências da ONU que são responsáveis ​​por ODS específicos.

A importância desta parceria entre pesquisa e ação não pode ser exagerada. Atualmente, organizações da ONU como a instituição de caridade infantil UNICEF e o Programa Mundial de Alimentos estão operando em modo de emergência. A pesquisa frequentemente sofre quando os orçamentos são esticados e o pessoal precisa ser redistribuído – neste caso, para funções mais voltadas para a pandemia. Mas essas organizações ainda precisam de pesquisa. Eles ainda precisam ser capazes de recorrer a pessoas que têm tempo para pensar e reunir evidências; pessoas com tempo para refletir sobre esse conhecimento antes de fornecer conselhos e responder a perguntas de seus colegas da linha de frente e de formuladores de políticas e colegas em outras funções.

Essa pesquisa prática não caberá aos autores do GSDR, mas eles podem ajudar as agências da ONU e os países a pensar sobre como atender às suas necessidades de pesquisa durante a pandemia. Os pesquisadores precisam testar diferentes estratégias para ajudar as crianças cujas famílias não têm acesso a smartphones, laptops e banda larga. Eles precisam estudar o efeito que a pandemia está tendo nos sistemas de saúde. E, enquanto os governos correm para retomar o crescimento econômico, há uma montanha de pesquisas a serem feitas sobre o impacto econômico da pandemia e como tornar a recuperação o mais verde possível. Os ODS não serão alcançados a menos que a pesquisa possa lançar uma luz sobre essas e outras questões.

A ONU e seus consultores científicos – especialmente nos ODS – precisam trabalhar com rapidez e envolver as comunidades sub-representadas, o que exigirá recursos extras, incluindo mais pessoas e mais financiamento. Sem isso, não é realista esperar que funcionem de maneira diferente. Mas fazer negócios como sempre não é uma opção. Pesquisas contínuas serão necessárias para apoiar ações para encerrar a crise atual e entrar no caminho para um maior bem-estar e, eventualmente, prosperidade e sustentabilidade ambiental. Os conselheiros científicos da ONU receberam uma responsabilidade maior do que muitos provavelmente enfrentarão. Todos devem estar prontos para trabalhar com eles e ajudá-los a ter sucesso.

Fonte: Artigo original em inglês na Nature. Texto em português – Jornal da Ciência 

Crédito da imagem em destaque: UN Photo/Sebastiao Barbosa