Telhados verdes estão sendo instalados nos 316 pontos de ônibus da cidade de Utrecht, na Holanda. Apesar de serem bem charmosas, as estruturas não são meramente decorativas: elas foram criadas para melhorar a biodiversidade local, atraindo polinizadores, como abelhas, vespas, formigas e borboletas.
Os telhados são formados por vegetação ornamental do gênero de plantas Sedum, suculentas bastante resistentes ao sol pleno que também atuam capturando poeira e melhorando a qualidade do ar. Cada um dos pontos de ônibus ainda é equipado com lâmpadas LED, que gastam menor energia do que as convencionais, e há bancos feitos de bambu em vez de madeira.
A ação acompanha também outra iniciativa local que incentiva os residentes a criarem em suas casas seus próprios jardins no telhado.
Essa é uma forma de combater o declínio da população de insetos, fenômeno para o qual diversos especialistas no mundo todo já têm alertado. Um estudo divulgado no último mês de abril estima que 40% dos insetos do mundo todo estão ameaçados de extinção. Em 2017, um grupo de pesquisadores alemães analisou 63 áreas de proteção ambiental na Alemanha e detectou que houve uma queda de 76% da biodiversidade de insetos voadores em apenas 27 anos.
Fonte: Galileu e Independent