A ciência das abelhas para jovens

De hoje até 27 de outubro, a A.B.E.L.H.A., o Projeto Kombee, a Embrapa Meio Ambiente e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia estarão em Brasília (DF) para um trabalho de educação ambiental sobre abelhas sem ferrão.

Depois do sucesso na Expoflora 2019, em Holambra (SP), a kombi adaptada para atividades educativas sobre abelhas e polinização agrícola estaciona agora na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Parque da Cidade, na capital federal.

O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas. Ele acontece em mais de 250 municípios brasileiros e envolve cerca de 150 instituições que oferecerão mais de 4.000 atividades (saiba mais sobre a iniciativa aqui).

Ciência por trás das abelhas – O Espaço A.B.E.L.H.A./Kombee/Embrapa terá 75 m2, com três estandes conjugados, incluindo a kombi adaptada, colônias de abelhas sem ferrão, caixas para criação dos insetos, caixas de insetos, pôsteres científicos, exibição de vídeos educativos e degustação de mel. O trabalho de conscientização será realizado por biólogos especializados em abelhas, com a coordenação de Cristiano Menezes, idealizador do Projeto Kombee, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A.. Contará ainda com a participação da bióloga Carmen Pires, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

“A ciência é fundamental para entendermos melhor a nossa rica fauna de abelhas nativas e o relevante papel delas tanto para a biodiversidade quanto para a agricultura”, avalia Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A.. “Queremos instigar a curiosidade dos jovens em relação aos polinizadores. O interesse das futuras gerações é um passo importante para conservar as abelhas e, consequentemente, o planeta.”

A participação da A.B.E.L.H.A., do Projeto Kombee e da Embrapa tem tudo a ver com o tema da SNCT neste ano, que é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. “As abelhas são os polinizadores mais importantes para a humanidade. Ajudam na reprodução de plantas silvestres, mas também de relevantes cultivos agrícolas. A adoção delas no campo pode tornar mais rentável e sustentável as produções de café, açaí, maçã, morango, entre outras culturas”, explica Menezes.

A Associação também vai promover duas palestras científicas na SNCT de Brasília. No dia 26 de outubro, o biólogo Davi Lacerda fala sobre serviços ecossistêmicos de polinização. No dia seguinte, a bióloga Katia Aleixo apresenta a importância dos polinizadores na agricultura.

O Espaço A.B.E.L.H.A./Kombee/Embrapa é uma parceria entre a Associação A.B.E.L.H.A., do Projeto Kombee, com a Embrapa Meio Ambiente, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Serviço

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Brasília
De 21a 27 de outubro de 2019
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Parque Cidade, s/n – Brasília (DF)