De um lado, a soja, cultivo que é o carro-chefe do agronegócio brasileiro. De outro, o mel, um produto das abelhas criadas, em sua maioria, por produtores informais com grande potencial de crescimento no Brasil.
Por muito tempo, acreditou-se que as duas atividades não tivessem relação direta: as abelhas não se interessariam pelas flores de soja, que não era reconhecida como uma planta melífera; por sua vez, a oleaginosa não se beneficiaria do serviço polinizador das abelhas.
Porém, nos últimos anos, pesquisadores, sojicultores e apicultores estão percebendo que não é bem assim. Pelo contrário, as duas atividades podem gerar benefícios mútuos, elevando a importância econômica das produções de soja e de mel de soja.
Esse é o tema do Webinar Serviços de Polinização e Mel de Soja – Potenciais do Agro Brasileiro, promovido pela Associação A.B.E.L.H.A., a ser realizado no dia 1º de junho, às 17h. O evento é online e gratuito. Para assistir, é preciso se inscrever com antecedência pelo formulário: https://forms.gle/7HVKCduRAfvvXuW29
O objetivo do evento é conscientizar sojicultores e apicultores sobre a viabilidade de uma relação produtiva entre as atividades, que gera ganhos mútuos e permite o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
A videoconferência, a ser mediada pela Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A., Ana Assad, vai reunir agrônomos, apicultores e produtores de soja para compartilhar suas bem-sucedidas experiências no campo com a convivência harmônica e produtiva entre soja e criação de abelhas.
“Há um enorme potencial para que as atividades caminhem em conjunto, e a ideia do seminário é mostrar que, com a adoção de boas práticas e comunicação, é possível colher benefícios, aumentar a produção e conservar os polinizadores”, avalia Ana.
Pesquisas científicas e cases de sucesso
O engenheiro agrônomo Décio Gazzoni, da Embrapa Soja e do comitê científico da A.B.E.L.H.A., vai apresentar pesquisas científicas que apontam que, apesar da soja não depender de polinização cruzada, a visita de abelhas nos cultivos pode contribuir com aumentos médios superiores a 10% na produtividade do grão.
“Considerando que somos o maior produtor de soja do mundo, o potencial para o Brasil é enorme. E sustentável, já que podemos elevar a nossa produção sem necessariamente expandir a área cultivada”, comenta Gazzoni. |
|
O apicultor Aldo Machado, presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), vai compartilhar sua experiência com a produção e comercialização de mel de soja. Segundo ele, o cultivo da oleaginosa têm se mostrado um ótimo pasto apícola. Além dos ganhos diretos com o mel, Machado reduziu os gastos com alimentação suplementar, já que as abelhas se alimentam do néctar das flores de soja na entressafra apícola.
|
|
Outro palestrante será Luis Renato Cavalheiro, engenheiro agrônomo, produtor rural e apicultor no Mato Grosso do Sul. Ele desenvolve de forma conjunta e integrada a produção de soja e apicultura em uma mesma área, com resultados positivos e benéficos em ambas as atividades. Cavalheiro também dá consultoria para sojicultores que querem agregar as abelhas a seus cultivos. | |
Quem também irá dividir sua experiência de apicultor e sojicultor será o médico veterinário Paulo Figueiró. Há anos, o produtor gaúcho cria abelhas em harmonia com a soja – própria e de terceiros – por meio da adoção de boas práticas agrícolas e apícolas. |
SERVIÇO
Webinar Serviços de Polinização e Mel de Soja – Potenciais do Agro Brasileiro |