UFC lança livros sobre manejo, conservação de abelhas e polinização

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará lançou três livros que abordam o manejo, a conservação de abelhas e a polinização: o Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no Brasil, Manejo dos polinizadores e Polinização de flores do maracujazeiro e Catálogo polínico das plantas usadas por abelhas.

Os professores Breno Magalhães Freitas e Cláudia Inês da Silva, ambos do Departamento de Zootecnia da UFC, estão entre os autores das obras. Os livros trazem informações sobre o manejo das abelhas em áreas naturais, cultivadas e urbanizadas, e apresentam imagens de plantas e abelhas representantes da biodiversidade brasileira.

Dois trabalhos já estão disponíveis ao público, em PDF: “Manejo dos polinizadores e polinização de flores do maracujazeiro” e “Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no Brasil” .

Os livros foram produzidos pela Universidade de São Paulo (USP) como parte do projeto “Conservação e manejo de polinizadores para uma agricultura sustentável, através da abordagem ecossistêmica”, também implantado em outros seis países e apoiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

A atividade é coordenada globalmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). No Brasil, a coordenação do projeto é do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). A edição é do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e do MMA.

Fonte: CCA – UFC – 24 de novembro de 2014