Unesp Rio Claro e UFSCar realizam evento sobre toxicidade em abelhas sem ferrão

apoio workshop ufscar unesp rio claroA Unesp de Rio Claro realiza, nos dias 29 e 30 de janeiro, o “Workshop sobre a padronização de métodos para testes de toxicidade em abelhas sem ferrão adulta”, organizado em parceria com as Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A atividade envolverá pesquisadores da Alemanha e outros oito laboratórios localizados em diferentes estados brasileiros, além de IBAMA, Associação A.B.E.L.H.A., empresas convidadas e estudantes de graduação e pós-graduação.

Segundo o professor Osmar Malaspina, um dos organizadores do evento, o workshop tem importância histórica para Unesp e UFSCar, uma vez que tem como coordenadores dois de seus professores nomeados pela Comissão Internacional de Relações Vegetais-Polinizadores (ICPPR) para o desenvolvimento de metodologia de avaliação de risco para as abelhas.

“Essa metodologia será incorporada ao rol dos métodos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e deverá ser padrão mundial para esses tipos de análises”, afirma o docente de Rio Claro.

A Comissão Internacional de Relações Plantas-Polinizadores (ICPPR) foi fundada em 1950 e entre seus objetivos está a promoção e coordenação de pesquisas sobre a relação entre plantas e seus polinizadores. A ICPPR colabora estreitamente com instituições nacionais e internacionais e é uma das 82 comissões científicas ligadas à União Internacional para Ciências Biológicas (IUBS).

As inscrições podem ser feitas neste link.

A programação completa está disponível aqui.

Fonte: Unesp – ACI Unesp

Crédito da imagem em destaque: Cristiano Menezes