UNESP realiza Fórum de Apicultura Sustentável e Dia do Mel

Visando fomentar a atividade apícola, a UNESP promove o III FAPIS – Fórum de Apicultura Sustentável, nos dias 10 e 11 de junho, no seu Campus em Dracena (SP). Após duas edições de muito sucesso, o evento este ano oferece aos apicultores, estudantes e demais interessados a oportunidade de realizar oficinas (atividades práticas) sobre: produção e substituição de rainhas, produção de hidromel (bebida à base de mel), produção e beneficiamento de pólen apícola, manejo de colmeias em períodos de entressafra e análises físico-químicas de mel. Essas atividades serão realizadas em laboratórios e no setor de apicultura da UNESP.

favo-mel-redCom as palestras, busca-se incentivar e elucidar os participantes quanto à adoção de técnicas adequadas de manejo de colmeias e a agregação de valor aos produtos apícolas. Outro assunto muito importante que será discutido no evento é a segurança alimentar e o risco que corremos se continuarmos a perder os agentes polinizadores. Os palestrantes são todos especialistas na área, atuando em universidades e empresas conceituadas.

As inscrições para o III FAPIS estão abertas e podem ser realizadas pela internet ou diretamente na UNESP, Campus de Dracena. O valor da inscrição é de R$35,00 até 31 de maio. A partir de 1º de junho, o valor sobe para R$45,00.

No dia 11 de junho, paralelamente ao evento, haverá o Dia Do Mel – Feira de Produtos Apícolas, das 9 às 17h, também na UNESP. A entrada é gratuita. Haverá oficinas de culinária com chefs de cozinha e de confecção de sabonetes e velas à base de mel, cera e própolis.

Os eventos são promovidos pelo grupo de pesquisa e extensão NOS – Núcleo de Operações Sustentáveis, da UNESP, Campus de Dracena.

Mais informações em www.dracena.unesp.br/fapis.

Fonte: UNESP