Tem dúvidas sobre como montar um apiário? Nosso passo a passo pode ajudar!

Já está disponível o primeiro vídeo sobre apicultura fruto da parceria entre a Embrapa Meio Ambiente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.).

Fernando Quenzer, biólogo, especialista em apicultura, explica de forma didática como planejar e montar um apiário para a atividade apícola racional. A formação profissional favorece a cadeia de produção do setor das abelhas, inserindo o conhecimento gerado pela Ciência no sistema produtivo e estimulando o mercado consumidor.

O vídeo apresenta um passo a passo que contribui tanto com quem pretende iniciar a criação de abelhas-africanizadas quanto com aqueles que já atuam na apicultura e buscam aumentar a produtividade de mel, cera, própolis, geleia real, apitoxina e pólen.

1 – Aquisição dos materiais
2 – Preparo dos materiais
3 – Escolha do local de instalação do apiário
4 – Preparo do local para instalação do apiário
5 – Povoamento do apiário
6 – Registro do apiário

Além disso, o biólogo ressalta a importância da boa relação dos apicultores com os agricultores que mantêm cultivos agrícolas nas áreas próximas, para que ambas as atividades possam ser exercidas com sucesso. A conscientização da adoção de boas práticas pelos apicultores e pelos agricultores contribuirá também para o fortalecimento das ações de conservação e uso dos polinizadores, tanto para a produção agrícola quanto para a conservação da biodiversidade.

Parceria pela profissionalização

A Embrapa Meio Ambiente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) assinaram em junho deste ano um acordo de cooperação técnica para elaboração e distribuição de conteúdo nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

Por meio da iniciativa conjunta, as instituições ampliam sua contribuição para a profissionalização e o desenvolvimento sustentável das atividades no Brasil.
A parceria prevê a elaboração de cursos, minicursos e cartilhas, além de outros materiais instrucionais para acesso gratuito nas plataformas do Senar. Os interessados pelo tema podem acessar os primeiros cinco vídeos sobre a criação de abelhas sem ferrão, que estão disponíveis na Estante Virtual do Senar.

O conteúdo elaborado pela parceria também poderá ser utilizado nos trabalhos de campo realizados pelos extensionistas da entidade.

Além da plataforma de cursos do Senar, os vídeos educativos sobre apicultura, meliponicultura e polinização agrícola estarão disponíveis em canais digitais da A.B.E.L.H.A. e da Embrapa. Podem ser acessados sem custo por qualquer pessoa nos canais:

YouTube A.B.E.L.H.A.: https://www.youtube.com/c/ABELHAORG
Vitrine de capacitações on-line da Embrapa: https://www.embrapa.br/e-campo/
Estante Virtual Senar: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar/videos