Entre 22 a 26 de setembro, a Sociedade Entomológica do Brasil realiza em Uberlândia (MG) o XXIX Congresso Brasileiro de Entomologia e o XIII Congresso Latino-Americano de Entomologia. Com o tema “Sustentabilidade e Biodiversidade de lnsetos”, estes dois eventos representam os principais fóruns de discussão sobre Entomologia em toda a América Latina.
No dia 24 (terça-feira), a A.B.E.L.H.A. participa do Fórum Abelhas e Produção de Alimentos, com os pesquisadores Maria Cristina Gaglianone (UENF), Márcia Maués (Embrapa Amazônia Oriental) e Décio Gazzoni (Embrapa Soja). A diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., Ana Assad, participa como convidada do fórum.
No mesmo dia, a bióloga Jenifer Dias Ramos apresenta um pôster sobre a perda de colmeias no RS em razão das enchentes no primeiro semestre, trabalho realizado pelo Observatório de Abelhas do Brasil, programa sediado na Embrapa Meio Ambiente, com atuação conjunta com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), cujo objetivo é executar e apoiar ações para a mitigação de mortandade de abelhas no Brasil. A pesquisadora é assessora executiva do Observatório, iniciativa da qual a A.B.E.L.H.A. faz parte.
Já no dia 26 (quinta-feira), a A.B.E.L.H.A. finaliza sua participação no Congresso com a bióloga Kátia Aleixo, consultora científica da Associação, que vai apresentar a plataforma Atlas da Meliponicultura no Brasil no espaço de Apresentação Oral e Pôster.
Com expectativa de mais de 2 mil participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais do agronegócio e produtores, o evento terá uma programação científica de palestras, simpósios, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos.
Mais informações sobre o evento podem ser conferidas em https://cbe2024.com.br.