Somos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024!

abelha finalista jabuti 2024O nosso ebook Abelhas Sem Ferrão Relevantes para a Meliponicultura no Brasil é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024!

O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado em 2024 e é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.

A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 6 de agosto, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.

“No total foram 1.953 obras inscritas, o que demonstra toda a força da primeira edição do Prêmio. Agradeço ao corpo de jurados pela dedicação e trabalho impecável em avaliar todos os trabalhos que chegaram para avaliação. Todos os finalistas estão de parabéns e merecem nosso reconhecimento”, afirma Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Abelhas Sem Ferrão Relevantes para a Meliponicultura no Brasil

Fruto da parceria entre a Embrapa, a Associação A.B.E.L.H.A. e a Universidade de São Paulo (USP), o livro reúne fichas catalográficas de 60 espécies de abelhas sem ferrão, cuidadosamente escolhidas a partir do Catálogo Nacional de Abelhas Nativas Sem Ferrão do ICMBio.

A obra, que tem como autores os pesquisadores Cristiano Menezes, Denise Alves, Daercio Lucena e Eduardo Almeida, apresenta fichas catalográficas detalhadas de 60 espécies de abelhas sem ferrão, fundamentais para o manejo sustentável e a promoção da biodiversidade.

Disponível exclusivamente em formato digital, o livro é um recurso acessível para agentes ambientais, meliponicultores e entusiastas, oferecendo informações essenciais sobre as abelhas nativas.

Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, destaca a colaboração essencial na criação do livro. “O sucesso da obra se deve à relevância da contribuição de cada autor e de suas instituições”, afirma. A obra se beneficiou de imagens e informações da Coleção Entomológica Prof. João Maria Franco de Camargo, da FFCLRP/USP, uma das mais importantes coleções de abelhas do mundo. Além disso, contou com a revisão e síntese das informações biológicas por uma das pesquisadoras mais renomadas da ESALQ/USP.

O livro também utilizou o acervo de fotos de animais vivos da Fototeca do próprio pesquisador, facilitando a identificação das espécies em campo. A experiência em comunicação da equipe da Associação A.B.E.L.H.A. contribuiu para tornar a obra elegante e eficiente, enquanto o ICMBio forneceu informações claras sobre o Catálogo Nacional de Abelhas Nativas Sem Ferrão.

Menezes explica que a obra foi elaborada para responder a uma das perguntas mais comuns entre os interessados na meliponicultura: “Que abelha é essa?”. A obra é uma excelente ferramenta para ajudar as pessoas a conhecerem as principais espécies.

O livro está disponível para ser baixado gratuitamente aqui: https://abelha.org.br/formulario-e-book-abelhas-sem-ferrao-relevantes-para-a-meliponicultura-no-brasil

Fonte: Prêmio Jabuti