A A.B.E.L.H.A., em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disponibiliza para download a Série 3 das fichas catalográficas, com mais 10 espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura brasileira.
Já são 40 fichas publicadas até o momento. As séries 1 e 2, lançadas anteriormente, alcançaram a marca de mais de 27 mil downloads no site da A.B.E.L.H.A..
O material, desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, da FFCLRP/USP e da Esalq/USP, é parte de um compilado de fichas com informações sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas a partir da lista do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio por meio da Portaria nº 665, de 3 de novembro de 2021.
Além dos nomes popular e científico, as fichas apresentam informações sobre a biologia e comportamento geral das espécies e uma foto da entrada dos ninhos, que pode auxiliar na identificação das abelhas. Traz ainda imagens de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP/USP, e de espécimes vivos fotografados pelo biólogo Dr. Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente, preservando a coloração natural das abelhas.
Outra informação presente nas fichas é a distribuição geográfica das espécies de abelhas nos Estados, conforme o Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão publicado pela Portaria nº 665 do ICMBio.
Clique aqui para ver e baixar as fichas catalográficas da série 3.
Confira também as série 1 e 2 em https://abelha.org.br/fichas-catalograficas-das-especies-relevantes-para-a-meliponicultura-2/
Para mais informações sobre os critérios de seleção das espécies de abelhas sem ferrão presentes no Catálogo e a definição dos Estados de ocorrência das espécies, consulte aqui.