Saiba tudo o que rolou na Expoflora 2022!

A A.B.E.L.H.A., em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e a Kombee, esteve presente na 39ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Realizada em Holambra de 2 a 25 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, a feira também abriu as portas especialmente nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta), aproveitando o feriado prolongado.

Saiba mais:

Pela segunda vez, o estande A.B.E.L.H.A. / Embrapa Meio Ambiente / Kombee – que, nesta edição, conta com o apoio da Baldoni e da CropLife Brasil – leva para a Expoflora o universo das abelhas. Este ano, com um conteúdo especialmente desenvolvido para o evento: uma rica exposição temática sobre as abelhas e sua importância para a conservação ambiental e a produção de alimentos.

estande expoflora site

A ideia é que os visitantes do espaço, de todas as idades, possam fazer um mergulho colorido e divertido no conhecimento científico sobre as abelhas e sua relação com a sociedade. “Queremos proporcionar uma experiência que encante e conscientize crianças e adultos sobre a importância da conservação das abelhas”, afirma Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.

Para Cristiano Menezes, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente, a iniciativa conjunta é mais um importante passo para ampliar o conhecimento sobre as abelhas, em especial as abelhas nativas. “Somos o país com a maior diversidade de espécies de abelhas sem ferrão e referência mundial nas tecnologias de criação e manejo desses insetos. O grande público tem na Expoflora a oportunidade de conhecer de perto a grande contribuição dessas abelhas para a nossa vida e para toda a biodiversidade.”

Exposição

A mostra, dividida em quatro estações, trata das espécies de abelhas no Brasil e no mundo, da polinização, da relação dos polinizadores com a agricultura e da criação racional de abelhas para a produção de mel e outros produtos. Tudo isso com a curadoria da A.B.E.L.H.A. e da Embrapa Meio Ambiente, e com a presença no estande de monitores da equipe da Kombee, especializada em educação ambiental.

Na primeira estação, além de caixas de abelhas sem ferrão para o público ver de perto a organização e o trabalho das abelhas em uma colônia, o circuito conta com uma coleção entomológica, com amostras de diferentes espécies de abelhas. 

Já na segunda estação o assunto é a polinização e o serviço que as abelhas e outros polinizadores prestam na produção de plantas ornamentais e cultivos agrícolas. O visitante pode notar a diferença entre os frutos originados de flores bem e mal polinizadas.

Cores e sabores

A etapa mais saborosa do circuito é a de degustação de méis. O público pode conhecer a diferença entre apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e saborear alguns dos principais méis produzidos por abelhas no Brasil. Além da diversidade de méis de abelhas nativas, o espaço conta com méis de Apis mellifera (abelha-africanizada) produzidos pela empresa Baldoni, associada da A.B.E.L.H.A. e apoiadora da iniciativa em Holambra.

meis degustacao expoflora site

Plante seu jardim

Ao final da exposição, o visitante vai aprende como colaborar para a conservação dos polinizadores, com sugestão de plantas para colorir o jardim e fornecer alimento para as abelhas. As plantas estão disponíveis para compra no Shopping das Flores, da Expoflora. Também estão expostos no estande da A.B.E.L.H.A. modelos de caixas para a criação de abelhas sem ferrão e hotéis para abrigar abelhas solitárias.

Saiba mais sobre a Expoflora

Realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera e servir como uma grande vitrine para mostrar as novidades e lançamentos da floricultura nacional, a Expoflora ultrapassou a média  de 300 mil turistas por ano em suas cinco últimas edições.

Holambra é uma antiga colônia holandesa e o seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade hoje, conta com 15 mil habitantes, mas continua preservando os costumes, as tradições, a arquitetura e a culinária holandesa. Reconhecida em junho de 2011 como a Capital Nacional das Flores, Holambra e sua microrregião são, hoje, o maior centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, que responde por cerca de 70% das vendas do setor.

Serviço

39ª Expoflora 2022

De 2 a 25 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h. 

A feira também vai funcionar nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta), no mesmo horário.

End. Alameda Maurício Nassau, nº 675, Centro, Holambra – SP

Para saber como adquirir os ingressos para a Expoflora e outras informações sobre a feira, acesse https://www.expoflora.com.br/expoflora-holambra-2022 ou , de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos telefones:

(19) 3802-1499

(19) 98115-1294

(19) 98114-9783

(19) 98168-3600