Revista Zootaxa dedica edição especial em homenagem ao professor Fernando Silveira

Imagem em destaque: Fernando A. Silveira, Paulo Nogueira Neto, Bráulio F. S. Dias e Jesus Santiago Moure entre estudantes do laboratório de Silveira no Encontro sobre Abelhas 2002 durante visita à Fazenda Aretuzina (São Simão). Crédito da foto: R.B.Martines.

 

A revista científica Zootaxa publicou em janeiro uma edição especial com artigos sobre abelhas que homenageia o professor Fernando Silveira, um dos mais influentes taxonomistas de abelhas do Brasil.

Segundo o professor Eduardo Almeida, ex-aluno de Fernando Silveira e um dos editores desta Festschrift (termo usado no meio acadêmico para caracterizar uma publicação que homenageia um cientista influente), a história se iniciou em agosto de 2022, logo após o falecimento de Silveira.

“Eu consultei o editor da revista, Dr. Jason Gibbs, e um ex-editor da Zootaxa, Dr. Laurence Packer, sobre a possibilidade e o interesse em organizarmos uma homenagem. Eles abraçaram a causa com entusiasmo, o que permitiu a realização do projeto que agora se tornou completo. São 254 páginas que levam 11 artigos com resultados científicos diversos e tributos ao Fernando, somados a uma homenagem que tive a satisfação de escrever a esse grande amigo e mestre que nos deixou com saudades”, explicou Almeida.

A página da revista com a homenagem e imagens representativas dos trabalhos publicados, bem como seus títulos e autores, pode ser acessada em:

https://www.mapress.com/zt/issue/view/zootaxa.5404.1