A A.B.E.L.H.A. lançou hoje (12), em Ribeirão Preto (SP), um conjunto de materiais educativos para conscientização ambiental de jovens e adultos sobre a biodiversidade do planeta. A apresentação foi realizada durante o Evento de Encerramento do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, que é associada da A.B.E.L.H.A.. A cerimônia contou com a presença de professores e alunos participantes do programa (saiba mais aqui).
Redes Vitais
Disponível on-line para download gratuito em www.redesvitais.abelha.org.br, o “Biodiversidade em ação: Redes vitais – Recursos educativos sobre a biodiversidade” é composto por um conjunto de seis módulos e dois mapas ricos em conhecimentos, recursos lúdicos e dinâmicas para professores aplicarem em aula, do nível pré-escolar ao ensino médio.
O material também pode ser usado por qualquer pessoa que queira aprender mais sobre biodiversidade, a importância delas para as espécies vegetais que usamos como alimentos e todos os processos ecológicos envolvidos em sua produção, em especial, a polinização animal – que tem as abelhas como principais agentes.
Redes Vitais tem concepção e coordenação de Isabel Cruz Alves, pesquisadora da Universidade Autônoma de Barcelona. Ela divide a autoria com Marilda Cortopassi-Laurino, bióloga da Universidade de São Paulo, e Gerard Guix Llorens, ilustrador e designer gráfico. A A.B.E.L.H.A. foi a patrocinadora do projeto.
“É urgente que tratemos da biodiversidade com nossos jovens. Nós dependemos diretamente dela, inclusive economicamente. Mas vivemos um momento em que os habitats naturais estão ameaçados pelo nosso estilo de vida atual”, explica Alves.
Ana Lucia Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., avalia que, com as atividades propostas, “é possível reconhecer o quanto processos como a polinização animal estão no nosso cotidiano, e o quanto a biodiversidade se liga em rede com todos os aspectos da nossa vida”. Daí o Redes Vitais no nome do material. “E conhecer melhor é o primeiro passo para conservar”, completa Assad.
Os módulos
O conjunto didático é dividido em seis módulos. O primeiro apresenta o projeto, conceitua a biodiversidade e os principais processos ecológicos envolvidos, com destaque para a polinização animal. Também proporciona informações relevantes sobre 222 espécies vegetais alimentícias. Esse módulo serve de ponto de partida para os educadores, mas também é útil para o aqueles que desejarem enriquecer seus conhecimentos e contribuir com a conservação ambiental.
Os demais módulos são didáticos, voltados para o uso em sala de aula, ou em campo – como a observação de flores e dos polinizadores em ação, ou experimentos com sementes, por exemplo. Cada módulo possui atividades lúdicas cooperativas, adaptadas às faixas etárias, inspiradas em jogos tradicionais, como memória, dominó e bingo. Os materiais podem ser impressos e produzidos pelos professores e estudantes – e incluiu recursos naturais, como feijões. O conjunto de propostas é complementado por dois mapas ilustrados sobre a biodiversidade e as dinâmicas mutualísticas.
Confira em redesvitais.abelha.org.br