REBIPP faz balanço da 12ª edição do Curso Internacional de Campo sobre Polinização

A Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP) divulgou este mês um relatório sobre os resultados alcançados na 12ª edição do Curso Internacional de Campo sobre Polinização (XII International Pollination Course), realizada de 17 a 29 de novembro, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP).

O curso recebeu o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da A.B.E.L.H.A., da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Uberlândia.

De acordo com o relatório, o número de candidatos superou a expectativa e atendeu a 36 alunos com um corpo docente de 16 professores e quatro monitores. Direcionado a estudantes de Pós-Graduação e profissionais que atuam nas áreas de Biodiversidade, Ciências Ambientais, Ciências Agrárias e áreas afins, a iniciativa é voltada à formação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisa em Biologia da Polinização e de práticas voltadas à conservação do serviço ecossistêmico de polinização e manejo de polinizadores.

“A formação qualificada de recursos humanos da Pós-Graduação foi beneficiada pelas atividades de ensino e pesquisa que promoveram o desenvolvimento de aptidões nos alunos que combinaram o conhecimento transmitido em aulas teórico-práticas com a habilidade dos alunos em elaborar perguntas e hipóteses em pesquisa e atividades para aplicação no ensino”, ressalta o texto. “Os cursos de campo são excelentes oportunidades para integrar estes domínios teórico-práticos na formação de profissionais na pesquisa, no ensino e na extensão, tanto no País como no exterior”.

Neste curso de campo, voltado à Pós-Graduação, a temática de Biologia da Polinização foi foco de aulas teóricas, práticas metodológicas e desenvolvimento de projetos curtos de pesquisa e palestras.

As aulas teóricas foram ministradas por experientes professores da área e seguidas de discussões contemporâneas em Biologia da Polinização. Já a metodologia para os estudos em Biologia da Polinização foi demonstrada por práticas experimentais desenvolvidas no campo e em laboratório em grupos de professores e alunos. Ao longo dos dias, as atividades de campo foram seguidas de palestras em temas contemporâneos em Biologia da Polinização por professores brasileiros e estrangeiros.

Os projetos curtos de pesquisa foram desenvolvidos em grupos de quatro alunos, sob supervisão dos professores e monitores. Os dados coletados nos projetos de pesquisa foram analisados e apresentados ao final do curso e tem o potencial de gerar publicações científicas após o curso.

“Assim, o objetivo de contribuir para formação de recursos humanos pela capacitação de alunos de Pós-Graduação e aperfeiçoamento das habilidades didáticas de professores foi alcançado com êxito”, enfatiza o relatório.

Como produto bibliográfico desta edição, um livro de anais dos resumos dos trabalhos desenvolvidos durante o curso será organizado até abril de 2018.

Assista ao vídeo que a REBIPP fez sobre o curso:

Saiba mais:

A REBIPP é uma rede de trabalho colaborativo entre especialistas em Biologia da Polinização que estudam as interações planta-polinizador em suas várias dimensões e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e didáticas na área.

O curso foi organizado por: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília.