Projeto quer plantar 1 bilhão de árvores no Brasil até 2030

Uma campanha liderada pela organização The Nature Conservancy (TNC) busca mobilizar pessoas e empresas em prol da vegetação nativa. A meta é restaurar um bilhão de árvores no país, em 400 mil hectares, até 2030, de forma a “contribuir para que o governo brasileiro atinja sua meta de mitigação às mudanças climáticas no Acordo de Paris”.

Hoje a meta brasileira é atingir 12 milhões de hectares restaurados até 2030. “No Brasil, existe um déficit de vegetação nativa de cerca de 21 milhões de hectares, quase o tamanho total do Reino Unido, concentrado especialmente nas bordas da Amazônia, por quase toda Mata Atlântica e no sul do Cerrado”, afirma a TNC.

Intitulada “Restaura Brasil”, a campanha aposta que só o coletivo organizado poderá gerar mudanças em grande escala no país. Para tanto, além da iniciativa online, o grupo está buscando parcerias de marketing com empresas (o que se estende para funcionários, clientes e fornecedores) e apoio de outras ONGs e do próprio governo para que juntos possam implantar uma política de restauração vegetal.

Logicamente, não é fácil elaborar um plano tão abrangente, tanto que foram escolhidas três prioridades para nortear as ações: segurança hídrica, agropecuária sustentável (uma vez que a demanda global por alimentos e biocombustível deve aumentar) e infraestrutura inteligente (que evite, reduza e compense impactos negativos no meio ambiente).

Mais de 44 milhões de árvores já foram plantadas por meio do projeto.

Mais informações no site https://www.tnc.org.br/

Fonte: Ciclo Vivo

Crédito da imagem em destaque: José Amarílio