Programa SC Rural impulsiona a apicultura em Anitápolis

meliponiculrua

A equipe da Epagri de Anitápolis realizou a fiscalização de casas de extração de mel em diferentes comunidades do município no início do mês. O objetivo foi verificar a aplicação dos recursos do Programa SC Rural, que apoiou a construção de quatro casas de extração e um galpão para manejo das caixas, além da compra de equipamentos para qualificar a apicultura no município.

Os recursos aplicados nesse projeto estruturante e em melhorias nas estradas de acesso às comunidades totalizam aproximadamente R$1,25 milhão. “As casas de extração de mel são de uso coletivo e foram construídas em diferentes comunidades para atender um maior número de apicultores. O objetivo é dar agilidade à produção e melhorar a qualidade do mel”, conta a extensionista Lúcia de Fátima Meyer.

O censo apícola realizado em Anitápolis contabilizou 97 apicultores, 4.942 colmeias e 465 apiários, com produção de 185 quilos de mel por quilômetro quadrado. “O mel produzido no município está entre os melhores do Brasil. A qualidade se deve à diversidade florística e ao clima da região”, explica o engenheiro-agrônomo da Epagri Luiz Henrique Coelho. Segundo ele, desenvolvimento dessa atividade no município trará maior estabilidade financeira às propriedades rurais. Ainda neste semestre, os apicultores participam de um curso de boas práticas de produção.

Fonte: Página Rural e Epagri