Produtividade da soja pode ser maior com a presença de polinizadores

Crédito: Aprosoja

Um estudo realizado por pesquisadores de universidades argentinas demonstrou os efeitos da diversidade de polinizadores sobre a produtividade da soja. O experimento foi realizado em uma área de lavoura que incorpora um fragmento de floresta do Chaco, na Argentina.

sojaA pesquisa revelou que a produtividade da soja com a presença de polinizadores que visitam as flores da área de floresta foi incrementada significativamente, chegando a registrar até o dobro do observado sem esses polinizadores. O estudo oferece evidências preliminares sobre a importância da proximidade de florestas para elevar as taxas de visitação e a presença de polinizadores nas flores de soja.

A soja é o principal produto de exportação da Argentina, que é o terceiro maior exportador mundial. Ao analisar as taxas de visitação em relação à distância da floresta – e comparando os grupos de abelhas nas flores de soja e nas flores encontradas na paisagem natural –, o estudo fornece indicativos importantes sobre o papel da floresta como doador de polinizadores. Além disso, mostra que a atividade polinizadora é relevante para esta cultura, mesmo sendo a soja uma planta de autofecundação.

Os pesquisadores apontam que são necessários mais levantamentos sobre o tema, a fim de fornecer orientações para melhorar a produtividade da oleaginosa, promovendo simultaneamente a conservação do habitat natural.

O estudo “Soybean crops may benefit from forest pollinators” foi publicado no periódico Elsevier.

Fonte: ScienceDirect