Polinizadores são tema de palestra no Biofórum Unicamp

Biofórum UnicampNo próximo dia 31 de agosto, o programa de palestras Biofórum, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberá a pesquisadora Blandina Viana, professora associada do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia.  Em sua palestra, a pesquisadora irá abordar o tema “A ciência na tomada de decisão: Caminhos percorridos pela avaliação temática sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos, da IPBES”.

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) surge como um mecanismo de avaliação contínua e de comunicação de evidências científicas. Assim como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a IPBES é um organismo intergovernamental independente, que reúne cientistas e tomadores de decisão de todo o mundo para monitorar o estado da biodiversidade e dos recursos naturais no planeta e fazer previsões de como as mudanças dos serviços ecossistêmicos podem afetar os ecossistemas e o bem estar humano.

O tema polinização foi escolhido para a primeira avaliação da IPBES, principalmente, devido a sua alta relevância política, pois sabe-se que no âmbito global 75% das principais culturas beneficiam-se da polinização e que entre 78% e 94% da flora silvestre também dependem de polinização por insetos. Além disso, a proteção desses polinizadores é urgente, já que estão seriamente ameaçados na maioria dos ecossistemas terrestres.

O trabalho realizado pelos especialistas em 2014 e 2015, junto à IPBES, e aprovado na quarta Plenária da Plataforma em fevereiro de 2016, em Kuala Lumpur, na Malásia, foi baseado nas melhores informações científicas disponíveis e nos conhecimentos tradicionais indígenas, e deverá auxiliar os governos dos países membros das Nações Unidas na tomada de decisões para conservação e uso sustentável dos polinizadores e dos serviços de polinização, fortalecendo ainda mais a interface entre ciência e política.

O Biofórum é um programa de seminários que surgiu da iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Unicamp, com o objetivo de divulgar os seus trabalhos aos colegas e professores, usufruindo desta exposição através de críticas e sugestões enriquecedoras para seus projetos. Atualmente, o Biofórum abrange palestras de programas afins como Biologia Vegetal, Biologia Animal, Biologia da Conservação e Genética e apresentações de pós-doutorandos, professores e pesquisadores visitantes de instituições nacionais e internacionais.

O palestra será realizada a partir das 14h, no Prédio de pós-graduação do Instituto de Biologia da Unicamp.

Fonte: Biofórum Unicamp