Podcast A.B.E.L.H.A. | Resultados das pesquisas da Chamada Pública sobre Polinizadores

Após cinco anos de trabalho, em novembro de 2022 foram apresentados os resultados das noves pesquisas científicas sobre abelhas e outros polinizadores realizadas por meio da Chamada Pública CNPq/MCTIC/IBAMA/ Associação ABELHA Nº 32/2017.

Para divulgar os principais conhecimentos gerados e os potenciais benefícios que os estudos podem oferecer à sociedade, o Podcast A.B.E.L.H.A. entrevistou os coordenadores de cada um dos trabalhos. Seus depoimentos estão reunidos na série de podcasts Ciência das Abelhas, disponíveis no Soundcloud, no YouTube e principais tocadores.

A iniciativa de fomento à pesquisa teve como objetivo apoiar grupos multidisciplinares cujos estudos gerem conhecimento sobre a biodiversidade dos insetos polinizadores no Brasil, metodologias práticas de avaliação de riscos de defensivos agrícolas para essas espécies e a valoração do serviço ambiental de polinização prestado por insetos para o aumento da produtividade agrícola.

Como apontam os cientistas, as pesquisas da Chamada Pública geraram diversos resultados que poderão ser aproveitados na prática pelas sociedade. Criadores de abelhas, por exemplo, têm agora à disposição novas informações para combater a disseminação de doenças e pragas que afetam as abelhas. Produtores de café, por sua vez, poderão adotar manejos sustentáveis para atrair abelhas aos cultivos e ganhar em produtividade graças aos serviços de polinização que elas oferecem.

A Chamada Pública foi promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.),

Os consórcios de pesquisa selecionados (equipes multidisciplinares e interinstitucionais) receberam financiamento tornado disponível de forma conjunta pelas entidades no valor global empreendido de R$ 3,6 milhões.

A Chamada foi lançada em novembro de 2017 e contemplou nove projetos nas cinco linhas de pesquisa previstas:

Linha 1 – Pesquisa em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis mellifera

Linha 2 – Monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil

Linha 3 – Avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas

Linha 4 – Quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas

Linha 5 – Avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante

Ouça os podcasts e ajude a compartilhar esses novos conhecimentos que poderão ajudar, diretamente, agricultores e criadores de abelhas e, indiretamente, toda a sociedade, afinal, todos ganham com a conservação da biodiversidade.

Banner site