Plataforma Atlas da Apicultura incorpora dados sobre valor da polinização de cultivos

Uma nova atualização da plataforma Atlas da Apicultura no Brasil está disponível no site da A.B.E.L.H.A.: a versão 1.4. da ferramenta traz um novo quadro que revela o Valor da Polinização no Brasil por tipo de cultivo, incluindo laranja, soja, melão e maçã. Além disso, são apresentados mapas que destacam as localizações dos cultivos em todo o País.

As tabelas associadas a cada cultura fornecem dados como o valor da produção, o potencial de ganho com polinizadores por região, a área plantada, a área colhida, a quantidade produzida e a taxa de dependência de polinizadores.

Além disso, apresentam informações sobre o número de colmeias em cada região, permitindo uma visão abrangente do cenário da apicultura no Brasil e o potencial ganho na produção agrícola com o serviço prestado pelos polinizadores.

mapa macaproducao maca

Principais características do Atlas da Apicultura (Versão 1.4):

  • Valor da Polinização por Cultivo: quanto a polinização contribui para o sucesso dos cultivos de laranja, soja, melão e maçã, destacando sua importância para a agricultura brasileira.
  • Dados Detalhados por Região:  informações específicas sobre cada região do Brasil, incluindo a região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, permitindo uma análise detalhada.
  • Visualização em Mapa: localização geográfica dos cultivos e cruzamento com o número de colmeias em todo o País.
  • Informações Abrangentes: acesso a tabelas detalhadas que abrangem a área plantada, a área colhida, a quantidade produzida, o valor da produção e a taxa de dependência de polinizadores.

https://abelha.org.br/atlas-da-apicultura-no-brasil/ 

Sobre o Atlas

O Atlas da Apicultura no Brasil é uma ferramenta digital desenvolvida pela A.B.E.L.H.A. e que consolida as principais informações disponíveis sobre a cadeia apícola do Brasil. É de uso livre e gratuito para todos os que necessitem de informações ou precisem estudar esse importante setor produtivo, como servidores de órgãos públicos, pesquisadores, representantes de entidades setoriais, estudantes e jornalistas, além dos próprios apicultores, contribuindo para qualificar as tomadas de decisão que levem à profissionalização e à evolução dessa importante atividade.

Dados de vários bancos – muitas vezes de difícil acesso e interpretação – estão agregadas na ferramenta em formato de gráficos, tabelas e mapas temáticos.

As fontes de informação incluem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Comex Stat – Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre outras.