Pesquisadores descrevem presença de bactéria em colônias de abelhas sem ferrão no Brasil

Em artigo científico publicado no Journal of Invertebrate Pathology, pesquisadores descreveram pela primeira vez a presença da bactéria Melissococcus plutonius em colônias de espécies de abelhas sem ferrão. A bactéria foi detectada em colônias de espécies do gênero Melipona nos Estados de Espírito Santo e São Paulo e é responsável por causar a doença conhecida como Cria Pútrida Europeia (CPE), registrada exclusivamente, até então, para espécies do gênero Apis, no qual está incluída a abelha africanizada (Apis mellifera).

european foulbrood stingless beesEnquanto no Espírito Santo os sintomas da CPE foram observados nas colônias inicialmente em outubro de 2018 e se tornaram mais severos em junho de 2019, em São Paulo os sintomas foram observados em outubro de 2019. As colônias doentes apresentaram larvas mortas dentro das células de cria ou fora delas, removidas pelas operárias, com coloração que variou de amarelo claro a escuro, além da presença de alimento larval seco nas células de cria abertas. A área de cria jovem das colônias doentes apresentaram falhas e muitas células vazias.

As análises moleculares realizadas no Laboratório Especializado de Sanidade Apícola (LASA), vinculado ao Instituto Biológico de São Paulo, detectaram a presença da bactéria M. plutonius em larvas coletadas de colônias de Melipona marginata (manduri), M. quadrifasciata (mandaçaia), M. mandacaia (mandaçaia) e M. mondury (bugia) no Espírito Santo. Ainda no estado, a bactéria também foi detectada em amostras de pólen e mel coletadas de colônias de M. quadrifasciata, M. mandacaia e M. rufiventris (tiúba). Em São Paulo, a bactéria foi encontrada na cria e em amostras de pólen coletadas de uma colônia de M. mondury.

A bactéria M. plutonius também foi detectada em todas as amostras de pólen e mel provenientes de colônias de abelhas africanizadas, usadas pelos meliponicultores para alimentar as colônias de abelhas sem ferrão analisadas no estudo. O trabalho concluiu que o uso de produtos de A. mellifera contaminados com M. plutonius para alimentar abelhas sem ferrão representam um risco real de transmissão do patógeno e deve ser evitado pelos meliponicultores.

O artigo European Foulbrood in stingless bees (Apidae: Meliponini) in Brazil: Old disease, renewed threat, de Érica Weinstein Teixeira, Eduardo Antonio Ferreira, Cynthia Fernandes Pinto da Luz, Marta Fonseca Martins, Thiago Araújo Ramos e Anete Pedro Lourenço, está disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S002220112030063X.

Fonte: Journal of Invertebrate Pathology

Crédito da imagem em destaque: Cristiano Menezes