Paulistanos criam abelhas sem ferrão como animais de estimação

A mais recente edição da revista Veja SP, de 23 de abril, traz uma matéria sobre a criação de abelhas sem ferrão nas cidades. A reportagem da jornalista Gabriela Amorim ouviu alguns depoimentos dos adeptos da atividade, entre eles, o apresentador Marcelo Tas, o chef Alex Atala e a cantora e compositora Isabel Lenza.

O biólogo Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e membro do
comitê científico da A.B.E.L.H.A. também participou da matéria. “As abelhas promovem uma mudança no comportamento das pessoas que vivem nas
metrópoles. Trazem uma consciência maior sobre nosso ecossistema natural.”

Confira abaixo um trecho da matéria e o link para o texto completo, disponível para assinantes.

Jataí, mandaçaia, mirim… Esses são nomes de abelhas nativas, cada vez mais familiares para um grupo de moradores da cidade. Ainda que diversas espécies, todas sem ferrão, se adaptem a áreas urbanas se adaptem a áreas urbanas sem esforço do homem — instalam-se em postes e árvores ocas ou em buracos de muros, por exemplo —, esses criadores cuidam dos insetos em casa, como se fossem animais de estimação. Ao mesmo tempo que ajudam a preservar as espécies, de papel fundamental na polinização de plantas, colaboram para o equilíbrio do meio ambiente.

Marcelo Tas. Vejinha
Marcelo Tas, que cultiva plantas e flores para os insetos: “roceiro urbano” Arquivo pessoal/Divulgação

“O contato com a terra e com os insetos me faz voltar às origens. Eu me tornei um roceiro urbano”, brinca o apresentador Marcelo Tas, paulista de Ituverava, que desde agosto cria jataís. “Para a melhor alimentação delas, troquei as plantas e flores por opções nativas”, diz Tas, que usa o telhado verde de seu estúdio no Jardim Paulistano.

 

Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/paulistanos-criam-abelhas-nativas-sem-ferrao/


Meliponicultores Urbanos

curso meliponicultura EcampoJá sabe do novo curso on-line de Meliponicutura Urbana Embrapa/A.B.E.L.H.A.?

A nova edição do curso foca em questões específicas para quem quer criar abelhas sem ferrão em ambiente urbano, em casas ou apartamentos. O Brasil possui mais de 250 espécies desses insetos sociais nativos do Brasil. Muitas delas estão adaptadas a viver em cidades, fazendo ninho em árvores ou muros. E podem ser criadas em caixas especiais no quintal ou em varanda – ao contrário da espécie Apis mellifera, as abelhas sem ferrão não ferroam, ou seja, são mansas.

Saiba mais e participe!