Pará recebe o curso Conservação e Manejo de Polinizadores do Açaizeiro

De 5 a 7 de abril, a Embrapa Amazônia Oriental realiza em dois municípios no Pará o Curso Conservação e Manejo de Polinizadores do Açaizeiro, com o objetivo de capacitar produtores de açaí, meliponicultores, técnicos agrícolas, extensionistas rurais e agentes multiplicadores.

A iniciativa inédita será realizada em fazendas em Tomé-Açu e Santa Bárbara, o que vai oferecer aos seus 40 participantes, já selecionados, a oportunidade de visitar uma plantação de açaí, ter em mãos as inflorescências na fase masculina e fase feminina, ver exemplares dos principais polinizadores em uma gaveta entomológica com mais de 100 insetos, ver colônias de diferentes espécies de abelhas sem ferrão importantes para a polinização do açaizeiro, aprender quais os tipos de caixas mais adequados para cada espécie de ASF e ver como se divide uma colônia, entre outras experiências.

O curso terá ainda na programação palestras dos idealizadores e coordenadores do curso: os pesquisadores Márcia Maués, Alistair Campbell, Kamila Leão e Cristiano Menezes.

A iniciativa tem apoio do projeto PolinizAcaí (CNPq 400568/2018-7), participante da Chamada Pública CNPq/MCTIC/IBAMA/Associação A.B.E.L.H.A. nº 32/2017, e do TED Bioeconomia/MAPA.

curso polinizacao acaizeiro embrapa

Polinização do açaizeiro

O açaizeiro tem altíssima dependência da polinização cruzada, realizada por abelhas, moscas, vespas e besouros, mas as abelhas nativas são responsáveis por até 90% da polinização. Os polinizadores do açaizeiro são mega diversos e dependem das áreas de floresta (vegetação nativa) no entorno dos plantios para viver e se alimentar, por isso é fundamental seguir a legislação ambiental e cuidar da reserva legal e áreas de proteção permanente das propriedades e restaurar as áreas de vegetação nativa, quando necessário, para que não faltem insetos para polinizar o açaizeiro – quanto maior a diversidade de polinizadores, melhor é a polinização e maior a produção de frutos.

“Nunca se deve eliminar ninhos de abelhas na propriedade rural, mesmo aquelas defensivas como as arapuás; quanto mais produtores de açaí conhecerem como funciona a polinização e quais são os polinizadores, mais eles podem fazer em prol desses trabalhadores da natureza”, enfatiza Márcia Maués, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental e coordenadora do projeto Manejo de Polinizadores do Açaizeiro no Estuário Amazônico.

Para saber mais sobre o tema, confira as matérias publicadas pela Embrapa:

Perda de floresta causa o desaparecimento de abelhas polinizadoras do açaizeiro

Mais de 90% da polinização do açaí é realizada por abelhas da Amazônia


Atualização em 7 de abril de 2022

Confira alguns registros do curso:

curso polinizacao acaizeiro experiencia red curso polinizacao acaizeiro participantes 2 red curso polinizacao acaizeiro participantes red Curso polinizacao acaizeiro red

curso polinizacao acaizeiro palestra 2 red curso polinizacao acaizeiro palestra 3 red curso polinizacao acaizeiro participantes 3 red curso polinizacao acaizeiro participantes 4 red curso polinizacao acaizeiro participantes 5 red