Os serviços ecossistêmicos das florestas tropicais

Os serviços ecossistêmicos (SE) são os benefícios que as pessoas obtêm do ambiente natural, como água limpa, solo fértil, polinização de culturas e regulação natural do clima. Esses serviços são importantes porque apoiam o bem-estar humano, a segurança alimentar e a manutenção da biodiversidade.

A degradação dos ecossistemas e a perda de seus serviços podem levar à redução da qualidade de vida e ao aumento da pobreza, especialmente para as pessoas que dependem diretamente desses serviços para sua subsistência. Portanto, preservar e gerir os ecossistemas de forma sustentável é crucial para atender às necessidades das gerações atuais e futuras.

Um estudo recente na Reviews of Geophysics examina a relação entre os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade com foco nas florestas tropicais úmidas e subúmidas da América do Sul.

Pedimos à autora principal do estudo Laura Borma, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que desse uma visão geral desse relacionamento, como os humanos o afetam e quais questões ainda não resolvidas.

Que tipos de serviços ecossistêmicos as florestas tropicais fornecem?

As florestas tropicais fornecem uma variedade de serviços ecossistêmicos, incluindo:
  • Regulação do clima : ajuda a regular os padrões climáticos globais por meio do sequestro de carbono, ciclagem da água e circulação atmosférica
  • Biodiversidade : lar de uma incrível diversidade de espécies de plantas e animais e fornece habitats e corredores para a migração de espécies
  • Conservação do solo : ajuda a prevenir a erosão do solo e a manter a fertilidade do solo, mantendo o ciclo da água e preservando a estrutura do solo
  • Regulação da água : desempenha um papel crucial no ciclo da água, regulando o fluxo de água da chuva para os rios e, eventualmente, para os oceanos
  • Plantas medicinais : fonte de muitas plantas medicinais e remédios naturais usados ​​na medicina tradicional
  • Produtos florestais madeireiros e não madeireiros : fornecem recursos valiosos como madeira, frutas, borracha, mel e outros produtos florestais

Figure 2 Borma
Estrutura esquemática de três tipos principais de florestas tropicais, incluindo (a) florestas tropicais úmidas, como a floresta amazônica, (b) savana tropical, como a savana brasileira (Cerrado) e (c) campos. As setas azuis significam o fluxo de calor latente (lE), ou seja, a fração da energia solar que é utilizada para transformar a água líquida em vapor atmosférico, e as setas laranjas significam o fluxo de calor sensível (H), que significa a fração da energia solar, que não se transforma em vapor e, com isso, promove o aumento da temperatura atmosférica. Nesta figura podemos ver a capacidade das florestas tropicais em absorver energia solar para transpirar água e, assim, produzir menos aquecimento atmosférico. Esta é uma forma adicional – além do CO 2absorção – por meio da qual as florestas tropicais ajudam a controlar o aquecimento global, ou seja, um serviço ecossistêmico de regulação do clima. Crédito: Borma et al. [2022] , Figura 2
Você pode explicar um pouco mais sobre as relações entre biodiversidade e serviços ecossistêmicos em florestas tropicais?

A biodiversidade, incluindo a variedade de espécies e diversidade genética, é importante para o funcionamento e estabilidade dos ecossistemas, que fornecem SE essenciais. A presença de uma gama diversificada de espécies e suas interações podem ajudar a manter esses serviços e aumentar a resiliência do sistema a pressões externas. Por outro lado, a perda de biodiversidade pode levar a declínios na provisão de SE, bem como reduções na estabilidade e resiliência dos ecossistemas a pressões externas. Em florestas tropicais, preservar e restaurar a biodiversidade é, portanto, crítico para manter a ampla gama de SE fornecida tanto para as comunidades locais quanto para o resto do mundo.

É importante observar que nem todos os tipos de florestas produzem os mesmos tipos de ES. Por exemplo, nos trópicos, tanto as florestas úmidas (floresta amazônica e mata atlântica) quanto as florestas subúmidas (savana) são ambientes altamente biodiversos, mas produzem tipos distintos de ES.

Por que as relações entre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos nas florestas tropicais são mal compreendidas?

Existem várias razões. Em primeiro lugar, as florestas tropicais são ecossistemas complexos com muitas espécies, funções e interações, o que torna desafiador o entendimento das relações entre diferentes componentes. Em segundo lugar, há poucos dados disponíveis sobre a biodiversidade e SE das florestas tropicais, o que torna difícil entender a relação entre essas duas variáveis. Em terceiro lugar, a biodiversidade e o SE podem variar significativamente em diferentes partes da floresta e ao longo do tempo, o que dificulta a generalização da relação entre essas duas variáveis. Quarto, a biodiversidade e SE muitas vezes interagem e competem entre si, o que torna difícil entender suas relações e prever os impactos das mudanças de uma variável para a outra. Finalmente, as relações entre biodiversidade e SE são muitas vezes complexas e não lineares,

Em nosso artigo , argumentamos que um fator adicional torna difícil estabelecer as relações entre SE e biodiversidade: uma definição pobre de biodiversidade. O termo biodiversidade é comumente traduzido simplesmente como diversidade de espécies, mas acreditamos que é melhor focar nos principais atributos da biodiversidade: composição (espécies e comunidades), estrutura (fisionomia florestal) e função (ou seja, processos ecológicos pelos quais espécies e ambiente interagem por meio de transferências de energia e matéria e fluxo de populações ao longo do tempo).

Figure 4 Borma
Componentes da biodiversidade (estrutura, composição e função) e seus papéis relativos em diferentes tipos de serviços ecossistêmicos. Crédito: Borma et al. [2022] , Figura 4
Como as atividades humanas estão influenciando a biodiversidade nas florestas tropicais e, portanto, os serviços ecossistêmicos que elas fornecem?

As atividades humanas, como desmatamento, agricultura e urbanização, têm impacto direto na biodiversidade das florestas tropicais, reduzindo a diversidade de espécies e alterando a estrutura, composição e funcionamento desses ecossistemas. Essas mudanças podem levar a um declínio na provisão de SE, como sequestro de carbono, formação e conservação do solo e regulação da água. Além disso, a introdução de espécies não nativas, a caça e a superexploração de recursos também podem ter impactos negativos na biodiversidade e no SE. As atividades humanas também podem ter efeitos indiretos; por exemplo, a mudança climática induzida pelo homem está mudando as temperaturas e os padrões de chuva que, por sua vez, afetam o ES.

Existem políticas ou acordos destinados a proteger as florestas tropicais das mudanças ambientais que afetam os serviços ecossistêmicos?

É essencial reduzir os impactos negativos das atividades humanas nas florestas tropicais e promover práticas de manejo sustentável para manter e conservar valiosos SE.

Vários acordos internacionais visam fazer isso. Por exemplo, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é um tratado multilateral assinado pela maioria dos países do mundo que visa promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, incluindo as florestas tropicais.

Outro exemplo é a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC), um tratado internacional assinado por quase todos os países do mundo que visa enfrentar o aquecimento global e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, muitos dos quais associados ao desmatamento e mudanças de uso em florestas tropicais.

Outras iniciativas globais incluem o programa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que visa fornecer incentivos a países e comunidades para reduzir o desmatamento e promover o manejo florestal sustentável e a Tropical Forest Alliance 2020 (TFA 2020), uma parceria público-privada que visa reduzir o desmatamento e promover práticas sustentáveis ​​de uso da terra em regiões de florestas tropicais.

Além disso, existem várias políticas regionais e nacionais voltadas para a redução do desmatamento e proteção das florestas tropicais, como o Código Florestal Brasileiro, o Plano de Ação de Aplicação da Lei Florestal, Governança e Comércio (FLEGT) da União Europeia e o Amazonia 4.0 .

Essas políticas e acordos fornecem uma estrutura para cooperação internacional e ação para proteger as florestas tropicais e seus SE. No entanto, seu sucesso depende da implementação efetiva dessas iniciativas em nível nacional e local.

Quais são algumas das questões não resolvidas em que pesquisas, dados ou modelagem adicionais são necessários?

Mais pesquisas são necessárias para melhorar nossa compreensão das complexas relações entre biodiversidade, SE e atividades humanas em florestas tropicais. Dada a velocidade com que estamos perdendo a biodiversidade global, uma tendência bastante pronunciada para as florestas tropicais úmidas da América do Sul, Sul e Sudeste Asiático, é urgente continuar avançando em nosso entendimento Algumas áreas específicas para pesquisas adicionais incluem:

  • Compreender o impacto das atividades humanas, como desmatamento e fragmentação, sobre a biodiversidade e SE em florestas tropicais.
  • Aprimorar nosso conhecimento sobre a relação entre diferentes atributos da biodiversidade (estrutura, composição e função) e seu impacto no SE.
  • Avaliando o papel da biota do solo e seu impacto nos processos e serviços ecossistêmicos em florestas tropicais.
  • Desenvolver novos métodos para monitorar e avaliar mudanças na biodiversidade e SE em resposta a mudanças ambientais e de uso da terra.
  • Melhorando nossa compreensão dos feedbacks entre biodiversidade, ES e bem-estar humano.
  • Compreender os fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam o uso e manejo das florestas tropicais e seu impacto no SE.
  • Desenvolver estratégias e políticas para conservar e manejar florestas tropicais para manter sua biodiversidade e SE.

* Este artigo foi publicado originalmente no site EOS, da American Geophysical Union e republicado no EcoDebate sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://eos.org/editors-vox/why-tropical-forests-are-important-for-our-well-being

Fonte: EcoDebate e EOS